Propostas para a melhoria do trânsito da cidade de Manhuaçu, a partir de intervenções em locais estratégicos e outros procedimentos, foram apresentadas pelo 11º BPM e entregues ao Diretor do Departamento Municipal de Trânsito, Dr. Eustáquio Leite, em reunião ocorrida na sede da Sentinela do Caparaó.
Participaram da reunião, o Comandante da 72ª Cia. PM, Tenente Gedaías; Vereadora Eleonora do CEM; Presidente do COMSEP (Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social), Sgt. Anízio, e membros da entidade.
Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), em 2010 havia 23.922 automóveis registrados no município de Manhuaçu. Em pouco menos de dez anos (dados de 2018), indicam que houve aumento exponencial dessa frota em torno de 73%, ultrapassando a marca de 40000 veículos registrados. Por outro lado, segundo dados do Censo brasileiro, no período de dez anos (2010 a 2020), o município de Manhuaçu saltou de 79.574 para 91.169 habitantes, registrando, pois, aumento de 14,5%.
Na proposta formalizada e entregue ao Departamento M. de Trânsito, o Comandante do 11º BPM, Tenente-coronel Luciano Reis menciona que ‘há necessidade de que haja um plano de curto, médio e longo prazo, a fim de tornar menos complexo o trânsito de veículos na cidade e melhorar a mobilidade urbana’.
No documento, foram elencadas propostas de intervenções na circulação e sinalização, compreendendo mudança de sentido de circulação de vias; melhorias na infraestrutura viária; implementação de sinalização vertical e horizontal em pontos críticos; controle de velocidade eletrônico; monitoramento de via; melhoria da fluidez do tráfego e aumento da segurança do trânsito.
‘Ressalta-se que todas as propostas apresentadas carecem de debates e estudos técnicos mais aprofundados, sobretudo de engenharia de tráfego, a fim de que as mudanças não tragam transtornos e pouco benefício à comunidade’, relata o Comandante.
Entre as propostas, a implantação de rotatórias na BR-262, no B. Ponte da Aldeia, para acesso seguro à Rodovia dos Estudantes (LMG 838, sentido Luisburgo), no B. Alfa Sul e na R. Capitão Rafael; aumento da extensão de barreira física (onde existem os chamados gelos baianos) na rodovia, nas proximidades do cemitério; novos acessos entre asfalto e área urbana, como na Rua Etelvino Guimarães e Av. Castelo Branco (B. Santana) – a exemplo do que ocorreu na Rua Monsenhor Gonzalez (prox. Poliesportivo); melhoria no acesso à R. Lafayete Vasconcelos Sabido (prox. B. São Vicente); melhorias na segurança do 2º trevo (acesso R. Capitão Rafael) e trevo ‘Zebu’; implantação de mão inglesa, expansão dos pontos de ônibus, instalação de novas faixas de pedestres, radares de velocidade, câmeras nos semáforos, placas indicativas e de sinalização sobre permanência de curta duração, alteração de sentido de trânsito em algumas vias, novas áreas de estacionamento para motocicletas e demarcação de áreas destinadas a pedestres em locais como a Rua Luciana Ribeiro (acesso à MG-111, sentido Simonésia), entre outras.
Como continuidade deste trabalho, nesta segunda-feira, 16, foi realizada nova reunião, nas dependências da Prefeitura de Manhuaçu.
A Vereadora Eleonora do CEM mencionou que acredita neste esforço coletivo para que melhorias sejam efetivadas no trânsito de Manhuaçu. ‘Como manhuaçuense, e, agora, também representante da população na Câmara, sempre cobrei melhorias para o nosso trânsito. Vejo a dificuldade diária vivenciada pelos motoristas para trafegar pela cidade e o risco a que os pedestres ficam submetidos no dia-a-dia. Esperamos que, com estas inovações, possamos minimizar estes problemas e trazer mais agilidade e segurança para todos’, destacou.
(Thomaz Júnior / Diário de Manhuaçu)