domingo , 24 novembro 2024
Home / Destaque / Suspeita de animais com Leishmaniose mobiliza Clínica Veterinária Municipal

Suspeita de animais com Leishmaniose mobiliza Clínica Veterinária Municipal

Leishmaniose

A leishmaniose é uma doença parasitária relativamente comum em países tropicais, como o Brasil, que afeta principalmente cachorros, mas que pode ser transmitida para os humanos através da picada de pequenas insetos, como o mosquito palha. Para isso basta que o inseto pique um cachorro doente antes de picar a pessoa, para que seja transmitida a doença.

Nos últimos dias alguns moradores da zona rural do município têm procurado as unidades de saúde relatando que seus animais apresentam sintomas de contaminação e que estão preocupados. Muitas dessas suspeitas aportaram na UBS de São Sebastião do Sacramento. “Os agentes de saúde do distrito procuraram o setor de Vigilância Ambiental para relatar os casos suspeitos e imediatamente montamos uma equipe composta por profissionais da Clínica Veterinária Municipal e estudantes universitários em processo de estágio para visitar esses locais. Nessa ação os animais passaram por testagem rápida” – explicou o Coordenador da Clínica Veterinária Municipal “Neima Rosa Lopes – Centro de bem estar animal”, Rafael Rolim.

O veterinário Marcos Vinícius Souza, professor de Medicina Veterinária da Unifacig, foi quem coordenou as ações em Sacramento. Ele destacou como foi o processo de testagem dos animais. “Primeiro temos que fazer a contenção física mantendo sempre os cuidados para que nem as pessoas envolvidas e nem os animais se machuquem. Na sequencia utilizamos uma gaze com álcool para limpar o local e depois retiramos o sangue. Esse sangue que foi coletado é misturado em um reagente e colocado no recipiente de testagem rápida específica para a Leishmaniose” – detalhou.

O médico veterinário informou também que é feita a triagem por meio de teste rápido, mas em alguns casos é necessário a sorologia para maior eficácia do diagnóstico. “Testamos 10 animais nessa ação em Sacramento e apenas um testou positivo para a doença. Esse animal foi medicado e vai ser acompanhado de perto” – finalizou Dr. Marcos Vinícius.

A equipe da Clínica Veterinária Municipal orienta a população que em caso de suspeita pode entrar em contato pelo número (33) 3331 2157. O endereço é Rua Maria Alves Almeida, bairro Lajinha, e Horário de funcionamento: 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira (exceto feriados).

SECOM Prefeitura de Manhuaçu

Veja Também

cenoura

Preços da cenoura têm alta

Os preços da cenoura subiram com força em São Gotardo (MG) na última semana. Levantamento ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *