Na recente reunião do CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Manhuaçu), a equipe da Emater apresentou relatório anual de atividades, referente aos trabalhos realizados em 2020 no município. Outras importantes questões fizeram parte da pauta desta primeira reunião do semestre, que contou com a participação dos Secretários M. de Agricultura, Sandro Tavares, e de Saúde, Ana Lígia de Assis, além da Vereadora Eleonora do CEM.
EMATER
Na apresentação da EMATER, os extensionistas evidenciaram a atuação no meio rural, especialmente com relação às culturas do café, feijão, milho e hortifrúti, com o propósito de fortalecer a geração de renda, inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dos agricultores, entre outras ações.
SAÚDE
Uma das demandas encaminhadas pelo conselho relacionadas à saúde foi a necessidade urgente de médico para o posto de Saúde ESF de São Sebastião do Sacramento, que estaria há dois meses sem a presença deste profissional para atender à população do distrito.
Outra reivindicação apresentada à Secretária de Saúde foi quanto ao excesso de cães nas ruas em São Pedro do Avaí e Dom Corrêa.
De acordo com os conselheiros que residem nestes distritos, a preocupação é com o risco de doenças transmitidas por estes animais e os transtornos enfrentados pelos moradores e de quem transita pelas ruas.
A Secretária Ana Lígia conversou com os conselheiros e relatou que soluções estão sendo buscadas para atender a estas demandas. Ela também reforçou os cuidados que as famílias e trabalhadores devem ter para se proteger do coronavírus, neste período de colheita.
SEGURANÇA ALIMENTAR
A Presidente do CMDRS, Águeda Diniz, mencionou que um dos itens de destaque da pauta foi a reivindicação para que o CONSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar) volte a se reunir, para dinamizar as atividades desempenhadas em Manhuaçu.
Águeda pontuou que o pedido foi atendido, a partir de contatos e entendimento com os conselheiros do CONSEA.
CONSELHO UNIFORMIZADO
Outra novidade apresentada pelo CMDRS é que, a partir de agora, os conselheiros se reunirão com camisas personalizadas do conselho. ‘Nesta reunião, apresentamos modelos e trocamos ideias com os conselheiros sobre o uso de camisa de uniforme. Os membros gostaram, e, agora, vamos providenciá-las para usarmos nas próximas reuniões’, destacou Águeda.
FOSSAS SÉPTICAS
Os conselheiros pontuaram sobre a necessidade da continuação do projeto de instalação de fossas sépticas nas residências das comunidades rurais.
A iniciativa ecológica possibilita a melhoria das condições de saneamento básico para as famílias, reforça a saúde preventiva e protege mananciais por população decorrente de esgoto.
Sobre esta questão, Águeda destacou que o CMDRS buscará meios para a obtenção de recurso para o fomento deste projeto.