O Comando da 12ª Região de Polícia Militar (RPM) promoveu nesta terça-feira, 22, solenidade alusiva ao aniversário de 246 anos da corporação, no auditório do 14º Batalhão, em Ipatinga. Na oportunidade, militares das setes unidades operacionais, que fazem parte da região foram agraciados com as medalhas Alferes Tiradentes e Mérito Profissional.
De acordo com o Comandante da 12ª RPM, Coronel Gildásio Rômulo Gonçalves, a entrega das medalhas é uma forma de homenagear, justamente, na solenidade de aniversário da Corporação, aqueles que se destacaram na defesa do povo mineiro. Mesmo com os desafios diários pertinentes a atividade militar, e desde o ano passado também com as restrições impostas pela pandemia, a Polícia Militar em seus 246 anos de história veio se adaptando para sempre cumprir o juramento de proteger o povo mineiro.
“Nós espelhamos no legado deixado pelo Tiradentes, para enfrentar os desafios, temos essa pandemia que assola o mundo e continuamos com o que sabemos fazer, que é garantir a segurança da sociedade. Trabalhamos na distribuição de vacinas, no auxílio de pessoas necessitadas. O nosso home office foi nas ruas cumprindo o juramento que fizemos, de defender o mineiro, mesmo com o sacrifício da própria vida”.
HOMENAGEADOS DO 11º BPM
O Major Agnaldo de Souza Schuab, subcomandante do 11° BPM recebeu a Medalha Alferes Tiradentes, que é a maior comenda da PMMG. Ela objetiva distinguir as personalidades militares, civis e instituições que prestam relevantes serviços à corporação nas ações em busca da paz social.
“Fazer parte do seleto grupo de pessoas galhardoadas com a Medalha “Alferes Tiradentes” é ter o reconhecimento da Instituição com o trabalho desenvolvido por mim. Amor a farda, devoção ao trabalho policial militar são qualidades que nunca me faltarão enquanto envergar a farda do mártir da Inconfidência Mineira. Servir e proteger a sociedade em busca de um ambiente seguro nas Minas Gerais, são propósitos guiadores do meu trabalho. Agradeço ao comando da PMMG que confiou em meu nome e ao meu comandante pela indicação de meu nome, aos meus colegas de profissão, saibam que sou grato a todos vocês, pois não teria conseguido chegar a lugar algum sem o apoio e a presteza de todos. A DEUS toda honra e toda glória pela vitória alcançada”, foram as palavras de agradecimento do Major Schuab.
O 1° Tenente Ramon Andrade Couto e o 2° Sargento Carlos Henrique Paixão da Silva receberam a Medalha de Mérito Profissional, que é uma comenda concedida pela PMMG a policiais militares de todos os postos e graduações, como forma de reconhecimento institucional àqueles que têm dedicado suas vidas à vocação de servir e proteger.
“Essa condecoração representa o reconhecimento da instituição ao trabalho desenvolvido nos 17 anos dessa profissão que escolhi e que aprendi a amar. Sinto-me muito honrado em ter esse reconhecimento, sobretudo por saber que haviam outros militares tão dignos quanto eu para serem agraciados. Isso nos motiva para continuarmos a prestar um serviço de qualidade em prol da instituição e da sociedade mineira”, afirmou o 1º Tenente Ramon.
Por fim o 2º Sargento Henrique, celebrando a nobre conquista falou sobre a importância da homenagem recebida “representa o reconhecimento da PMMG pelo conjunto de esforços dedicados à Instituição e à sociedade, valorizando o profissional e motivando o constante aperfeiçoamento técnico”.
Polícia Militar de Minas Gerais, 246 anos, nossa profissão, sua vida.
2021: 40 anos da força e leveza da mulher na PMMG.