terça-feira , 12 novembro 2024
Home / Destaque / UNIFACIG realiza capacitação para rastreamento da hanseníase

UNIFACIG realiza capacitação para rastreamento da hanseníase

UNIFACIG capacita Hanseniase

Foi realizada no Centro Universitário UNIFACIG, em Manhuaçu, a capacitação Rastreamento da Hanseníase, para acadêmicos do último ano dos cursos de Enfermagem e de Medicina.

A capacitação faz parte de uma parceria entre pesquisadores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Centro Universitário UNIFACIG, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu.

De acordo com a professora, Dra. Angélica Coelho, a região de Manhuaçu possui alta endemicidade de hanseníase, e, a transmissão do M. leprae ocorre por meio de contato próximo e prolongado de um indivíduo suscetível com um caso bacilífero não tratado, o que justifica trabalhar medidas para o controle efetivo do ciclo de transmissão da doença.

Para a Coordenadora da Atenção Primária de Manhuaçu, Enfermeira Sandra Barbosa, a estratégia é de grande relevância, pois, possibilitará o trabalho em conjunto dos serviços de saúde e das instituições de ensino em prol da saúde da população.

A Enfermeira Msc. Roberta Mendes explicou que a hanseníase é uma enfermidade crônica, infecciosa, de evolução lenta e progressiva que atinge nervos e troncos nervosos periféricos, causando lesões cutâneas como manchas, nódulos, pápulas; perda de sensibilidade.

Assim, a capacitação dos acadêmicos que estão no último ano dos cursos de enfermagem e Medicina é de grande importância para preparação desses profissionais para trabalharem estratégias de controle e vigilância dos casos de hanseníase na região.

Veja Também

IMA cartilha tilapias

Grande oferta de tilápia reduz preço do peixe no mercado

Em outubro, os preços da tilápia continuaram em queda em quase todas as praças acompanhadas ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *