sexta-feira , 20 setembro 2024
Home / agricultura familiar / Conhecimento em gestão traz nova realidade para jovem cafeicultor da região

Conhecimento em gestão traz nova realidade para jovem cafeicultor da região

lavoura terreiro café

Há três anos Ramon Franco da Cruz iniciou sua lavoura com 5 mil pés de café. Após dois anos participando do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Ramon tem hoje 12.500 pés de café na sua propriedade.

O acompanhamento proporcionou crescimento com qualidade e aumento da produtividade. Na última safra foram colhidas 33 sacas por hectare, e esse ano, a previsão é chegar a cerca de 38 sacas por hectare. Ramon também investiu na melhoria da pós-colheita construindo um terreiro de cimento e um galpão para armazenamento conseguindo assim, aumentar os lucros.

O técnico Pedro Silva Filho destaca que os avanços conquistados são consequência da dedicação, do comprometimento e da busca por conhecimento do cafeicultor.

“Hoje o Ramon sabe a importância do planejamento para a cafeicultura, escolhe variedades produtivas e ao mesmo tempo resistentes a doenças, se preocupa em ter variedades com períodos diferentes de maturação do café para otimizar a colheita feita com mão de obra familiar”, explicou.

lavoura terreiro café

Café especial

Ramon tem feito pequenos lotes de cafés especiais. Para isso, construiu terreiro suspenso coberto, e experimentou também a fermentação natural. Os cafés alcançaram 84 e 86 pontos respectivamente, garantindo um lucro 40% maior em relação ao café tradicional no último ano.

 

Formação e transformação

Além do ATeG, Ramon participa de cursos do SENAR MINAS, e o conhecimento adquirido transformou a propriedade e a vida do jovem que hoje enxerga o potencial econômico do campo. Incentivado pelo técnico do programa, o produtor se formou como técnico em cafeicultura pelo Instituto Federal do Sul de Minas em 2020. “Agora tenho a teoria aliada a prática, e toda a assistência que o Sistema FAEMG proporciona para seguir na atividade”, comentou.

Veja o depoimento do cafeicultor sobre as mudanças conquistadas com o ATeG:

Veja Também

boi invade escola Caratinga

PM apoia Bombeiros na contenção e imobilização de boi que invadiu escola em Caratinga

Na tarde desta sexta-feira, 13/09, a Polícia Militar foi acionada por funcionários da escola Dr. ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *