Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) visitou as cidades de Ipanema, Manhumirim e Manhuaçu, nos últimos dias (22 e 23/3), com o intuito de verificar a situação e realizar um diagnóstico nas instituições que atuam na assistência à pacientes com covid-19.
A ação contou com apoio e articulação da equipe da Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu (SRS Manhuaçu).
Após as visitas às instituições, foram realizadas reuniões de alinhamento com gestores da saúde e técnicos municipais.
Em Ipanema a equipe visitou o Novo Pronto Atendimento Municipal, o PSF 01 do Bairro Nicolato, o Centro de Vacinação Municipal e o Hospital e Maternidade São Vicente de Paula.
Na cidade de Manhumirim a equipe visitou o Hospital Padre Júlio Maria e em Manhuaçu conheceu as instalações do Hospital Cesar Leite, Hospital Municipal de Manhuaçu, ESF São Vicente e a Unidade de Apoio Respiratório (UAR de Manhuaçu).
“A Secretaria de Estado de Saúde vem fazendo esse movimento junto aos municípios com a Força Tarefa da covid-19, que se dividiu em grupos menores e está visitando várias regiões. Estamos verificando como está sendo a parte assistencial, não só nas unidades hospitalares, mas também na atenção básica, principalmente no que é voltado para a Campanha de Vacinação da covid-19. Fizemos reunião com os gestores e com todos esses prestadores para colher as informações e certificar se as estratégias adotadas estão de acordo com as prerrogativas e diretrizes estabelecidas em normas federais e estaduais”, relatou a Subsecretaria de Vigilância em Saúde de Minas Gerais, Janaína Passos de Paula, que também acompanhava a comitiva.
“Essa visita técnica vem acontecendo em vários municípios de Minas Gerais e ocorre após uma avaliação do cenário epidemiológico e assistencial do território. Nosso objetivo é conhecer as ações de enfrentamento à pandemia, levantar as principais dificuldades e também elencar as prioridades para colaborar da melhor forma possível com os municípios. É importante destacar que mesmo com a vacinação, as pessoas continuem seguindo os protocolos uso de máscara e distanciamento social para avançarmos cada vez mais”, destacou Juliano Estanislau Lacerda, Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu.
Texto e Fotos: Antonio Rodrigues / Ascom SRS Manhuaçu