O castramóvel começou, nesta quarta-feira (03), a atender os cães e gatos em situação de rua do município de Manhuaçu. A meta é atender cerca de 70 animais por dia e o intuito dessa castração em massa é manter o controle populacional. No total, estão previstas a castração de 566 animais do município e todas as castrações serão gratuitas.
A contratação do Castramóvel é uma realização da Prefeitura de Manhuaçu e a execução é uma ação da Secretaria Municipal de Saúde por meio do setor de Vigilância Ambiental, e conta com a parceria do 11º Batalhão da Polícia Militar, grupos de proteção animal PET Carinho, Bicho Bacana e AMADS, Secretaria Municipal de Obras, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esporte, SAAE Manhuaçu, e instituições de ensino Doctum e Centro Educacional de Manhuaçu.
A Secretária de Saúde Ana Lígia esteve no local acompanhando o início das atividades e agradeceu à todos os parceiros envolvidos. “Muita gratidão à todos, ao 11º Batalhão, por meio do Comandante Geral, que nos cedeu o espaço, às entidades de ensino, e em especial aos grupos de proteção que fazem um trabalho sério de proteção aos animais.”
O veterinário e Coordenador da Clínica Municipal de Manhuaçu vinculada à Secretaria Municipal de Saúde Rafael Rolim, explica a importância dessa iniciativa. “Essa é uma política pública muito importante, que às vezes é negligenciada por outras cidades. Animais em excesso nas ruas trazem diversos problemas, como poluição sonora, os animais ficam doentes. Então, ter o controle desses animais é fundamental até para controle de zoonoses, que são aquelas doenças transmissíveis dos animais para os seres humanos. No fim da linha, essas ações trazem mais saúde a população”.
Os grupos de proteção animal têm importante papel nesse trabalho. Foram os protetores que fizeram o levantamento e cadastro dos animais em situação de rua no município, e estão auxiliando nos trabalhos de castração. Para Telma Paulo de Freitas, do grupo Bicho Bacana, esse trabalho é de carinho pelos animais: “A castração dos animais em situação de rua, é um ato de amor e é um sonho realizado pra mim. É nosso dever, enquanto sociedade, cuidar dos animais que estão nas ruas. E assim a gente trabalha para diminuir a população desses animais. Isso é o nosso combustível, ver esses animais bem, cuidados. Agradeço também ao Deputado Federal Fred Costa, pelo apoio à causa animal por meio de emenda parlamentar”. Dona Iraci Gomes Ferraz, do grupo PET Carinho, acrescenta a importância da castração: “São muitos filhotes nas ruas, nos deixa triste ver às vezes animais brigando, mal cuidados”. A cuidadora também deixa um recado para a população: “Pra quem não quer ver os animais na rua, nos ajudem, pois o nosso trabalho é tirar esses animais da rua e encontrar um lar para eles.”
Operação também beneficia estudantes do município
Além dos benefícios para a saúde pública, o atendimento aos animais também é uma oportunidade para que estudantes do curso de medicina veterinária possam ter contato com esse tipo de trabalho. O professor e Coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unifacig, Paulo Gabriel Pereira da Silva Júnior, essa vivência é fundamental: “Essa é uma oportunidade única para conhecer um grande trabalho como esse, que na rotina da sala de aula é muito difícil, os estudantes vão passar o dia conhecendo todas as áreas, desde a recepção dos animais, pesagem, até o pós-cirúrgico.” O professor finaliza agradecendo a oportunidade de poder oferecer uma formação mais humana para os estudantes. “Além da formação técnica, os estudantes também ganham uma formação humana, de preocupação com o próximo, preocupação com os animais, só é vivida assim e a gente agradece à prefeitura pela oportunidade”, finalizou o professor.
Sobre o castramóvel
O Castramóvel é uma carreta preparada pela Sociedade Ubaense de Proteção Animal (SUPA) para atender os animais e estará até o dia 13 de março instalada no pátio do 11º Batalhão da Polícia Militar de Manhuaçu para realizar as cirurgias. O local da instalação das carretas tem o intuito de evitar aglomerações, além de garantir a segurança dos animais.
Secom Prefeitura de Manhuaçu