O CMDRS Manhuaçu (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) realizou nova reunião ordinária, na manhã desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, com a presença dos Vereadores Eleonora do CEM e José Eugênio Teixeira, além do Secretário M. de Agricultura, Sandro Tavares.
Foi a segunda reunião ordinária do ano da entidade que é presidida por Dayse Dias Silva Muniz (Córrego Taquara Preta). Ela procedeu com oração de abertura do encontro, e, logo em seguida, trouxe esclarecimentos sobre as ações de enfrentamento à mineração na região.
A adesão de novos conselheiros representando comunidades rurais que até então não figuravam na composição do CMDRS foi um dos destaques desta reunião. O conselho é composto por representantes de mais de quarenta comunidades, além de órgãos governamentais do setor.
‘É a estruturação dos distritos que fortalece nossa agricultura. O conselho é muito importante pois traz as necessidades das famílias do campo. Ao participarmos e nos envolvermos com este trabalho, buscamos o fortalecimento da cafeicultura, a geração de emprego e renda e expressivas transformações sociais para o bem da população’, comentou a Vereadora Eleonora do CEM.
O Extensionista da EMATER e Secretário do conselho, Thiago Braga, explanou sobre estas adesões e reforçou a importância do trabalho participativo e integrado entre os membros do CMDRS para a consolidação de políticas públicas para o bem-estar das famílias rurais.
As reuniões do conselho são mensais. Cada conselheiro representa um povoado do município, o que possibilita a apresentação das demandas de cada lugar, com a precisão narrada por quem lá reside.
A Comissão de Estradas do CMDRS apresentou as reivindicações da população quanto à manutenção de estradas, e, em seguida, os conselheiros trataram dos preparativos para a eleição da nova diretoria, que deverá ocorrer em breve.
Sobre a eleição, definiu-se que na próxima reunião ordinária, em 1º de março, serão organizadas as chapas que manifestarem interesse em concorrer.