O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que vai reabrir a partir desta segunda-feira (04), os pedidos de financiamentos para operações de investimentos em diversos programas para a safra 2020/2021.
Devem ser contemplados o Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp) Investimento, Programa para Redução da Emissão de Gases de Efeito Estufa na Agricultura (Programa ABC), Programa de Incentivo à Inovação Tecnológica na Produção Agropecuária (Inovagro), Programa para Construção e Ampliação de Armazéns (PCA), Programa de Incentivo à Irrigação e à Produção em Ambiente Protegido (Moderinfra), Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota), Programa de Desenvolvimento Cooperativo para Agregação de Valor à Produção Agropecuária (Prodecoop) e Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) Investimento.
Os financiamentos destas linhas estavam suspensos há cerca de dois meses por falta de recursos. A reabertura era muito aguardada por produtores rurais, cooperativas de crédito e agropecuárias que vão poder dar andamento aos projetos que ficaram parados.
Segundo o superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, a expectativa é que os recursos para os programas de investimentos estejam disponíveis até o final do Plano Safra, em junho de 2021.