terça-feira , 12 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Resultados do Programa ATeG Leite e Café na Zona da Mata

Resultados do Programa ATeG Leite e Café na Zona da Mata

Araponga SENAR-MG capacitação Os primeiros grupos do Programa de Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Sistema FAEMG/SENAR/INAES na regional de Viçosa estão concluindo os trabalhos. Para conhecer de perto os resultados e a satisfação dos participantes, o gerente regional Marcos Reis, a analista técnica Nathália Rabelo e o coordenador técnico Bruno Rocha de Melo visitaram produtores assistidos nas cadeias do café e do leite em Araponga, Canaã, Piranga e Viçosa.

Em Viçosa visitam o cafeicultor José Reinaldo da Silva acompanhados pelo técnico Vinícius Fialho e em Araponga estiveram nas propriedades de Sônia Sampaio e Edimar Miranda junto ao técnico Laio Almeida. E os produtores de leite José David Eustáquio Martins, em Canaã, com o técnico Paulo Henrique Lelis, e Ivan Carlos Teixeira de Oliveira e seu pai Carlos, em Piranga com a técnica Alice Portilho e o supervisor José Rafael Soares de Carvalho.

“Temos que entregar a eles um negócio funcionando tecnicamente e viável economicamente para que ele e sua família se mantenham na atividade. Visitamos produtores diferentes, com percepções distintas, e podemos ver o contexto do seu ponto de partida e do que ele alcançou durante o ATeG”. Bruno Rocha, coordenador técnico do Programa ATeG

“Vimos que o programa está cumprindo o seu papel especialmente na diminuição de custos, aumento de produção, vendas e patrimônio. Agora seguimos articulando estratégias de como o SENAR MINAS pode continuar apoiando esses produtores, e abrindo novos grupos para atender mais produtores”.  Marcos Reis, gerente do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, em Viçosa

Canaã

Entre os assistidos pelo AteG em Canaã houve aumento de 60% a 70% da produção e aumento da renda e da qualidade do produto. Na pequena propriedade do Sr. José David as seis vacas passaram a produzir 110 litros de leite por dia, resultado comemorado pelo técnico e pelo produtor.

“Observamos o apreço e envolvimento que o produtor tem com o seu técnico, e sabemos que essa relação faz a diferença. A confiança que o produtor tem no técnico reflete em resultado, e isso é fundamental”. Bruno Rocha.

“Nesse caso vimos que com planejamento, organização e acompanhamento, o produtor saiu de uma situação de escassez para sobra de alimento para sobra de alimentos para os animais. Acompanhar os resultados é uma satisfação para todos nós”. Marcos Reis.

“Quando iniciamos esse grupo em Canaã, os produtores não se preocupavam com a gestão, com fluxo de caixa, mas houve uma mudança de atitude e hoje falamos sobre todos os resultados, inclusive financeiros. Estamos satisfeitos com o trabalho. O José David é exemplo clássico de mudança positiva que acontece com produtores pequenos, médios e grandes. – José Rafael Soares de Carvalho, supervisor do ATeG Leite.

(Sistema FAEMG/ SENAR-MG)

Veja Também

IMA cartilha tilapias

Grande oferta de tilápia reduz preço do peixe no mercado

Em outubro, os preços da tilápia continuaram em queda em quase todas as praças acompanhadas ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *