Durante a realização da tradicional ‘Black Friday’, o comércio de Manhuaçu atraiu grande movimentação de pessoas, nos dias 27 e 28 de novembro. Por tal motivo, a PM, que desde quinta-feira, 26/11, deu início à Operação Natalina em todo o Estado, intensificou a presença policial nas principais ruas comerciais da cidade.
O grande objetivo desta mobilização da Polícia Militar foi a prevenção de crimes contra o patrimônio durante o período de maior circulação de pessoas e valores na área comercial.
A PM ressalta que na área do 11º Batalhão a finalidade desta operação preventiva foi alcançada, não havendo registros de furtos ou roubos durante estes eventos promocionais.
A Operação Natalina permanecerá até o dia 31 de dezembro para que tanto comerciantes, quanto pessoas que desejam realizar suas compras, se sintam mais seguros.
Segundo a PM, é importante destacar que cada cidadão pode contribuir com sua segurança, através de denúncias acerca de movimentações suspeitas nas áreas comerciais.
Por meio da adoção de medidas de autoproteção, o comerciante também pode se manter mais seguro, pois estando atento aos riscos, e, instalando por exemplo, equipamentos de proteção no estabelecimento comercial como grades, alarmes e câmeras pode-se inibir a ação de infratores.
Além disso, as redes de comércios protegidos são um forte elo de parceria entre a PM e os comerciantes, que recebem da Polícia Militar informações úteis para a sua segurança.
Por fim, a PM ressalta que a adoção de medidas de autoproteção, por cada cidadão, como evitar a exposição de aparelhos celulares, dinheiro, carteiras e bolsas são fundamentais para que se possa evitar que o crime ocorra.