A partir do dia 1º de dezembro, o monitoramento dos casos Covid-19 será realizado pela Unidade de Saúde (ESF) de cada bairro.
O trabalho até então era realizado por uma central (Call Center), montada no mês de março, para receber ligações sobre denúncias de desrespeito ao Decreto Municipal, relacionados aos estabelecimentos e pessoas que estivessem com sintomas de coronavírus. A partir destas informações, as equipes de Vigilância em Saúde entravam em ação para o atendimento.
Com a nova medida, os profissionais que atuavam na Call Center retornam para os respectivos locais de trabalho e o monitoramento dos casos da Covid-19 ficará sob a responsabilidade de cada ESF.
A informação foi repassada pelo responsável da Call Center, Fernando Rocha, aos enfermeiros, e, de forma simultânea, houve orientação quanto aos procedimentos que deverão ser adotados, durante reunião.
A capacitação abordou como deverá ser o fluxograma, classificação de risco e prioridade, além do encaminhamento das pessoas suspeitas.
O fornecimento do resultado do teste para a pessoa notificada também obedecerá a todos os critérios e será de responsabilidade da Unidade de Saúde, seguindo a ética e postura profissional.
Os Agentes Comunitários de Saúde também realizarão a capacitação, que se inicia nesta quarta-feira, 25, e prossegue até sexta-feira, 27.
Ass. Com. SMS