Com o objetivo de conscientizar a população, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Manhuaçu inicia nesta quarta-feira, 21, a Campanha de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, que estenderá até o dia 30 de outubro.
Para que as ações sejam realizadas de maneira rápida, as Unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão contando com a participação de estudantes dos cursos de Medicina e Enfermagem.
O objetivo é promover o bem-estar, alcançar o maior número de pessoas a realizarem o teste e, ainda, receberem o acompanhamento necessário. Os profissionais orientarão e enfatizarão a importância do diagnóstico, do tratamento eficaz e adequado da Sífilis na gestante e, ao mesmo tempo, em ambos os sexos, como infecção sexualmente transmissível.
Para facilitar o atendimento às pessoas, todas as ESFs realizarão o atendimento para o teste, entre 14h às 20h com a presença de profissionais habilitados.
Parceiro também deve fazer o exame
Nos serviços disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS), os homens também têm o direito de cuidar de si, enquanto acompanham suas parceiras. A campanha tem também como foco incentivar que os homens façam o exame, além de serem alertados para a gravidade da doença, formas de prevenção e tratamento.