“Trabalhar com jovens é muito bom. Me sinto desafiado e motivado e essa turma já era envolvida com a produção de café, então a conversa fluiu fácil e as discussões foram muito interessantes”, conta Leandro da Silveira Barbosa, engenheiro agrônomo e instrutor do SENAR.
A turma em questão participou do curso de Classificação e Degustação oferecido pelo Sistema FAEMG/SENAR/INAES em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu e foi ministrado por Leandro na última semana. O instrutor chama atenção para os anseios por aprendizado que os jovens demandam e sobre a relação dessa geração com a internet e o acesso a diversas fontes de informação.
“Eles usam a tecnologia e buscam muitas informações na internet. Então precisamos adaptar a forma de nos comunicar e estar antenados com o que está acontecendo no ambiente virtual. Assim, podemos orientar quanto as fontes onde procurar informação que os permita se aprofundarem naquele conhecimento específico”.
Para Leandro a turma mostrou comprometimento e muito interesse pelo tema, o que valorizou ainda mais o treinamento. “Eles chegaram com muita sede, muita gana de conhecimento, e quando a gente consegue dentro do conteúdo saciar essa sede, eles vão embora maravilhados, realizados e ansiosos para voltar no dia seguinte e dar continuidade ao curso”, comentou.
O participante Fabiano Diniz disse que a experiência no curso foi enriquecedora e fará diferença na sua produção. “Agregou bastante conhecimento, tirou muitas dúvidas. A forma como o professor Leandro passou os ensinamentos foi excelente. A prática ajudou a gente a entender mais os processos do café e como melhorar o nosso manejo para conseguir qualidade, e eu vou aplicar os conhecimentos do curso na forma como faço o meu café”.
A presença majoritária de jovens no curso foi celebrada e destacada pela mobilizadora Isaura Paixão que considera essencial a capacitação dessa geração para seguir e aprimorar a atividade cafeeira tão importante para o município.
(Senar Minas/Regional Viçosa – Por Lílian Moura)