e acordo com a análise Quick Trade Facts, realizada pela Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) com base no levantamento Comex Stat, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, o ‘café verde’ – versão não torrada, não descafeinada e em grão – se manteve como um dos produtos brasileiros exportados ao Canadá que obtiverem maiores faturamentos durante o primeiro trimestre de 2020.
Ocupando o sexto lugar no ranking, o produto apresentou faturamento de US$ 26,3 milhões no período. “O resultado é 8% inferior em comparação ao mesmo período do ano passado, devido às limitações de transporte ocasionadas pela pandemia, mas isso não diminui a relevância e o potencial da venda do café verde para o mercado canadense”, comenta Paulo de Castro Reis, diretor de relações institucionais da CCBC.
Quem também ganhou destaque no levantamento foi o café solúvel, que apresentou crescimento de 23% nos três primeiros meses do ano, atingindo o faturamento de US$3,1 milhões. “Durante o período de isolamento, devido à Covid-19, varejistas canadenses mencionaram a intensificação nas compras de café solúvel, principalmente por conta de os consumidores canadenses estarem em casa consumindo uma quantidade maior do produto. Isso pode ter impulsionado o interesse canadense pelo item”, completa o diretor da entidade.
Por acreditar no potencial do mercado canadense para o consumo de café, a CCBC organiza, anualmente, missões comerciais com foco em produtores brasileiros. As missões levam grupos de empreendedores ao Canadá e incluem a participação em feiras do setor, sessões de degustação, visitas a grandes empresas locais e encontros de networking.
(Fonte: CCBC – Câmara de Comércio Brasil-Canadá)