Mesmo nesse período de pandemia do novo coronavírus, a Superintendência Regional de Saúde de Manhuaçu, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica tem buscado dar continuidade às atividades de prevenção e combate às arboviroses nos municípios de sua área de abrangência.
No último dia 26, após solicitação por parte do município de Alto Jequitibá e aprovação do Comitê de Enfrentamento das arboviroses da SES, uma equipe de força tarefa da Secretaria Estadual de Saúde, composta por 6 agentes de campo, 1 supervisor e 1 motorista iniciou as atividades de tratamento focal e eliminação de possíveis criadouro para o mosquito.
“Realizamos uma visita técnica e uma reunião com gestor e técnicos do município para alinhamento das ações. Nesse primeiro momento discutimos a área que será trabalhada durante os dias de atividade, bem como os detalhes operacionais”, explicou Dionísio Costa, técnico da Central de UBV da SES/MG.
Já no dia 27, no auditório da SRS Manhuaçu foi dado inicio ao treinamento para o uso da tecnologia Aero System. Estiveram presentes em capacitação os municípios prioritários com casos de transmissão de arboviroses. A capacitação abordou teoria e prática do uso do equipamento, sendo que na parte da tarde, os agentes realizaram a borrifação para colocar em prática a teoria.
O coordenador do núcleo de Vigilância Epidemiológica, Ernesto Grilo explicou o trabalho intra-domiciliar é bastante positivo e trata-se de um instrumento complementar de combate. “Não podemos esquecer que nossa principal arma contra o mosquito Aedes é a mobilização e principalmente a conscientização da população”, explicou.
“Mesmo diante da pandemia estamos nos adaptando e buscando alternativas para o controle e enfrentamento dos demais agravos. Nossa equipe vem acompanhando e promovendo ações de as arboviroses, realizando ações de bloqueios, visitas peri-domiciliares e outras aconteçam de forma segura”, frisou Juliano Estanislau, Superintendente Regional de Saúde de Manhuaçu.
(ASCOM – SRS Manhuaçu)