O 11º Batalhão da Polícia Militar em Manhuaçu desenvolve o projeto “Olhos da Comunidade”, desde 2019.
A iniciativa consiste no compartilhamento remoto (através de links de acesso) de imagens de câmeras de segurança da comunidade com uma central montada no Centro de Operações Policiais (COPOM) do 11º BPM.
O intuito do projeto é que, através das imagens cedidas pela comunidade, se possa estabelecer uma rede para que seja possível identificar indivíduos em atitude suspeita ou que tenham cometido algum delito.
Para tanto a PM está a procura de câmeras posicionadas em pontos estratégicos da cidade. Só podem ser compartilhadas imagens da área externa dos comércios e residências, sendo vedado o acesso de imagens internas desses locais.
Algumas empresas já são parceiras da PM no “Olhos da Comunidade”, das quais podemos citar a Engelmig, André Chaves, Calpen Alto Peças, entre outras empresas e residências.
A PM ressalta que os interessados em compor o projeto, já devem ter câmeras de segurança instaladas em seus estabelecimentos comerciais, ou mesmo residências.
Os interessados podem ir pessoalmente até o 11º Batalhão, no bairro São Jorge, e se direcionar à sala da 72ª Companhia PM ou buscar informações através do telefone (33) 3339-6704, a fim de solicitar a visita de uma equipe, para que seja avaliado o local e a qualidade do equipamento.
Após cadastro, a PM entregará aos parceiros um tutorial sobre o que é preciso para criar um usuário e possibilitar o acesso remoto das imagens de suas câmeras.
Em Manhuaçu, o projeto Olhos da Comunidade está sob coordenação do 2º Tenente Tiago Silva e uma equipe PM está envolvida em realizar visitas aos estabelecimentos comerciais em pontos estratégicos na cidade, a fim de firmar parcerias.
O projeto vai seguir em constante ampliação à medida que surjam novos interessados.
Um avanço recente do “Olhos da Comunidade” foi a doação feita pelo COMSEP (Conselho Municipal de Segurança Pública) de Manhuaçu, de seis câmeras de alta resolução e funcionalidades, como captura de imagens em 360° e possibilidade de aplicar zoom.
A Polícia Militar ainda avalia locais em pontos estratégicos na cidade para a instalação de tais câmeras, buscando também parcerias para instalação desses equipamentos, tendo em vista que necessita de seção do local adequado e internet de qualidade para funcionamento das câmeras.
O projeto “Olhos da comunidade” tem trazido ainda mais ganhos às atividades de segurança pública, pois através de uma rede estruturada de compartilhamento de imagens, a PMMG poderá valer-se deste como importante ferramenta de combate à criminalidade.