terça-feira , 15 abril 2025
Home / Destaque / Novo Decreto autoriza funcionamento de igrejas e salões e altera horário de comércio em Manhuaçu

Novo Decreto autoriza funcionamento de igrejas e salões e altera horário de comércio em Manhuaçu

Manhuaçu, aerea

Em novo Decreto publicado neste domingo (nº 391, 02 de Maio de 2020), o município de Manhuaçu alterou dispositivos anteriores da Legislação que tratam de providências complementares no enfrentamento da Situação de Emergência Pública causada pelo agente coronavírus – COVID-19.

Já nesta segunda-feira, a fiscalização será reforçada com a colocação de 40 fiscais nas ruas da cidade e dos distritos para que estas medidas sejam devidamente cumpridas, principalmente em relação aos horários e às normas de proteção à saúde da população que devem ser rigorosamente atendidas nos estabelecimentos.

FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO

Com a publicação do novo Decreto, os comércios varejista e atacadista e de prestação de serviços que já tinham autorização para funcionar a partir do meio-dia, agora poderão abrir mais cedo, às 10h, e encerrar a jornada às 18h, de segunda a sexta-feira, e, aos sábados, das 09h às 13h, não havendo funcionamento aos domingos e feriados.

No entanto, ressalta-se que os horários de funcionamento serão sempre objeto de novo decreto autorizativo, mediante avaliação das condições de movimentação e aglomeração de pessoas.

IGREJAS

No caso dos templos religiosos, fica autorizada a ocupação máxima de trinta pessoas por celebração, em templos acima de 120 m². Templos menores deverão observar o limite de 01 pessoa a cada 04 m² (distância mínima de 02 metros entre uma pessoa e outra), entre outras especificações.

Todos devem usar máscaras e evitar contato pessoal. Álcool em gel deve ser disponibilizado na entrada e dependências dos templos, além de sabão nos banheiros.

Para esta autorização, os dirigentes das igrejas deverão comparecer à Prefeitura de Manhuaçu e assinar Termo de Compromisso e Responsabilidade com estas medidas protetivas.

BARBEARIAS E SALÕES

O Decreto também autoriza a abertura de barbearias e salões de beleza, desde que cumpram estritamente todas as normas de prevenção estabelecidas.

PROIBIÇÃO DE ÔNIBUS DE TURISMO

O Decreto proíbe o turismo ou turismo de negócios que envolva o transporte coletivo de passageiros, inclusive a entrada e/ou circulação de veículo fretado para o transporte coletivo de passageiros, seja de Manhuaçu para outros municípios e/ou estados e de quaisquer outros locais para Manhuaçu, ficando o transportador sujeito à pena de multa e apreensão do veículo e os passageiros sujeitos à quarentena de acordo com as determinações da Secretaria M. de Saúde.

PROIBIÇÕES DETERMINADAS PELO ESTADO

Não poderão ser realizados durante o período de vigência do estado de calamidade, de acordo com o artigo 6º da Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 17, de 22/03/2020, do Estado de Minas Gerais, ficando vedada a concessão de alvará de licença e funcionamento:

I – eventos públicos e privados de qualquer natureza, em locais fechados ou abertos, com público superior a trinta pessoas;

II – atividades em feiras, inclusive feiras livres;

III – shopping centers e estabelecimentos situados em galerias ou centros comerciais;

IV – bares, restaurantes e lanchonetes;

V – cinemas, clubes, academias de ginástica, boates, salões de festas, teatros, casas de espetáculos e clínicas de estética;

VI – museus, bibliotecas e centros culturais.

O edital publicado neste domingo, 03/05, pode ser acessado na íntegra, no Diário Oficial do Município ou no link: https://bit.ly/3cbzlKJ.

(Thomaz Júnior/ Thomaz@cidadesdocafe.com)

Veja Também

Formatura SENAR Polo eTEC Manhuacu 2025 (1)

Formatura de cursos técnicos do Senar celebra conquista de 12 estudantes em Manhuaçu

Doze estudantes concluíram os cursos técnicos em Florestas, Agronegócio e Zootecnia oferecidos pelo Senar, por ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *