sábado , 23 novembro 2024
Home / Cafeicultura / Lançada cartilha para cafeicultores sobre prevenção ao COVID-19 em Manhuaçu

Lançada cartilha para cafeicultores sobre prevenção ao COVID-19 em Manhuaçu

capa cartilha cafeicultores prevenção COVID-19

Já está pronta e em divulgação pela Prefeitura de Manhuaçu, EMATER e instituições do meio agrícola a cartilha contendo orientações para prevenção do novo coronavírus na colheita do café de Manhuaçu e região.

Para a consolidação da iniciativa, esta semana foi realizada reunião no Paço Municipal, envolvendo a Prefeita Cici Magalhães; Secretários M. de Agricultura e Meio Ambiente, Flânio Alves, e de Planejamento, Dra. Anna Carulina Lopes Pinto; Chefe de Gabinete e Presidente do Conselho M. da Mulher, Sandra Cerqueira; Coordenadoras Ana Paula Fernandes (Vig. Epidemiológica), Lorena Gonçalves (Vig. em Saúde) e Ana Paula Amaral (Vig. Sanitária); Gerente Regional da Emater, Rômulo Mathozinho de Carvalho, e extensionistas Thiago Braga e Paulo César (PC), e o Presidente da SCA-MG (Associação de Cafés Especiais), Alexandre Junqueira Leitão, além de diretores do Sindicato dos Produtores Rurais e representantes de fazendas cafeeiras. Na ocasião, foram definidas questões relacionadas ao conteúdo e formato da publicação.

Após a reunião, durante a semana, foi criado grupo de WhatsApp reunindo os representantes das instituições que integram esta iniciativa, com a proposta de aprimorar a publicação, ouvindo e adaptando as sugestões de quem atua com as famílias rurais no cotidiano. Feito isto, a EMATER e a SECCOM (Secretaria M. de Comunicação Social) procederam com a edição e finalização do projeto.

Com linguagem clara e ilustrações, a cartilha informa sobre os procedimentos, tanto obrigatórios quanto recomendados, para a segurança de todos os trabalhadores que atuam na panha do café, em estrita observação da Legislação e dos órgãos de Saúde.

Na cartilha, todos os momentos que envolvem o trabalhador na lide da colheita são relacionados, como: a espera nos pontos pelo transporte até as fazendas; o transporte; a desinfecção do veículo; providências a serem tomadas na propriedade: embarque, desembarque, panha, refeições, alojamentos, banheiros e o pagamento; a contratação de mão-de-obra, entre outros pontos.

Distribuída eletronicamente, principalmente via WhatsApp e redes sociais, a cartilha também pode ser impressa para afixação em locais estratégicos para a informação e conscientização dos cafeicultores.

Baixe a cartilha, clicando aqui.

(Thomaz Júnior/ Cidades do Café)

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *