Em reunião realizada na noite desta segunda-feira, 06/04, o Comitê de prevenção ao COVID-19 de Manhuaçu, reforçou a necessidade de isolamento social para proteger a população contra o contágio do novo coronavírus e decidiu acatar plenamente as determinações do Decreto publicado recentemente pelo Governo de Minas Gerais. O comitê é formado por representantes da sociedade civil e da Administração Municipal, especialmente representantes da área da Saúde.
Ministério Público recomenda isolamento
A Prefeita Cici Magalhães e a Secretária de Saúde, Dra. Karina Gama dos Santos Sales, mencionaram a reunião que tiveram no MPE (Ministério Público Estadual) através da ata assinado pelo Procurador da República, Dr. Thiago Cunha Almeida, e pelo Promotor de Justiça, Dr. Paulo Elias Severgnini Mendes Júnior, entregue durante reunião ocorrida também hoje, mais cedo, recomendaram quanto aos prefeitos direcionarem esforços em seus municípios para que a população fique em casa, seguindo as determinações da OMS e do Decreto Estadual.
Tem-se observado que em algumas cidades vizinhas, o comércio tem funcionado normalmente, sem qualquer respeito às normas de proteção estabelecidas.
Infelizmente, os casos suspeitos e confirmados de COVID-19 têm aumentado em todo o mundo. Em Manhuaçu, foi oficialmente registrado um caso confirmado da doença e 148 suspeitos (até o boletim deste domingo, 05/04).
O Presidente da Câmara, Inspetor Juninho Linhares, também participou e destacou os esforços da Casa Legislativa com estas ações de proteção à população e a busca de soluções para o funcionamento seguro do comércio e prestação de serviços.
UTI: dez leitos para 400 mil habitantes
Os representantes do Hospital César Leite reforçaram a gravidade da situação e a necessidade de a população tomar os devidos cuidados para não contrair o COVID-19. ‘Em entendimento com a Prefeitura de Manhuaçu, conseguimos disponibilizar dez leitos de UTI para atender os casos mais graves de COVID-19. Contudo, o Hospital César Leite possui abrangência regional, ou seja, atende Manhuaçu e as cidades vizinhas, o que totaliza uma média de 400 mil habitantes. Imagine se começarem a chegar simultaneamente pacientes em estado grave? Como faremos?’, pontuou Milton Martins de Oliveira, Tesoureiro do HCL.
Situação dos comerciantes
Os Presidentes da ACIAM, Silvério Afonso, e da CDL, Elias Temer, órgãos que representam o comércio local e que integram o Comitê, relataram as dificuldades enfrentadas pelos empresários, mas reiteraram que concordam com as medidas de proteção à população. ‘Sugerimos a possibilidade de flexibilização dos horários de atendimento no comércio, em vez de fechar totalmente, desde que o comerciante se comprometa a cumprir todas as determinações de segurança para a própria proteção, a dos funcionários e dos clientes’, destacou Elias Temer Júnior.
A Prefeita Cici reforçou medidas que já estão sendo tomadas para auxiliar os comerciantes. Algumas já foram adotadas, como isenção e descontos em tributos municipais, entre outras.
O Secretário M. de Fazenda, Claudinei Domingues Lopes, propôs a criação de alvará emergencial, a ser liberado gratuitamente para os comerciantes, como ação para organizar e proteger a população.
(Thomaz Júnior)