O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) anunciou a prorrogação do prazo para o cadastramento da safra de “mudas variedades” dos viveiros de todo o estado de Minas Gerais. O pedido foi feito pela diretoria executiva da Emater-MG por causa da pandemia do coronavírus.
Os viveiros de “mudas variedades” são de frutíferas como manga, abacate, goiaba e outras. Eles precisam ter a safra cadastrada anualmente no sistema do Mapa, de 1º a 31 de março. Agora o prazo foi estendido para 30 de abril, porque muitos produtores não conseguiram fazer o cadastramento no período normal. Não fazem parte desta medida os viveiros de mudas de citros, que têm regras de cadastro diferentes.
A Emater-MG, vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, é a responsável técnica por centenas de viveiros em todo o estado e pelo cadastro da safra dos mesmos junto ao Mapa. Somente nos municípios de Dona Euzébia e Astolfo Dutra, importantes produtores de mudas na Zona da Mata, a Emater-MG cadastrou 105 viveiros de “mudas variedades” no ano passado. Ao fazer o cadastramento é obrigatório informar, por exemplo, as variedades e a quantidade de mudas frutíferas que serão produzidas nos próximos 12 meses.
“Apenas com o cadastro anual é que os produtores têm autorização de produzir e comercializar as mudas. Além disso, o registro é uma garantia de que o consumidor está comprando mudas sadias”, explica o gerente regional a Emater-MG em Cataguases, Celso Luiz de Oliveira.
Atendimento Emater-MG
A Emater-MG está atendendo os produtores rurais, por meio do Plantão Técnico virtual, para tirar dúvidas e dar orientações pelo site www.emater.mg.gov.br. Outro canal de informação é o Whatsapp pelo número (31) 98453-6231. Os produtores também podem mandar um e-mail para os escritórios locais. Os endereços estão disponíveis no site da Emater-MG.
(Marcelo Varella/ EMATER-MG)