sexta-feira , 22 novembro 2024
Home / Destaque / Coronavírus: Procon e Fazenda notificam farmácias

Coronavírus: Procon e Fazenda notificam farmácias

Desde o início da manhã desta quinta-feira, 19/03, a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Manhuaçu), juntamente com fiscais da Secretaria de Fazenda, estão notificando as farmácias do município de Manhuaçu para que apresentem, no prazo de 24 horas, documentos contábeis e notas fiscais de compra e venda de produtos de prevenção ao Coronavírus (covid-19).

O Procon Manhuaçu  tem recebido denúncias de aumento abusivo de preços, bem como a ocultação de produtos de proteção contra o coronavírus, como álcool em gel, luvas e máscaras.

De acordo com o coordenador geral do Procon Manhuaçu, Alex Barbosa de Matos, as notificações às farmácias estão sendo feitas para que apresentem as justificativas do aumento do preço. A partir dai, será analisado se houve ou não a ocorrência de aumento abusivo. Em caso positivo, haverá aplicação de multa e outras sanções como interdição do estabelecimento.

Alex Barbosa lembrou ainda que “é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa os seus respectivos preços, nos termos do artigo 39, incisos V e X do Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Além disso, a Lei Federal 12.529/2011, em seu artigo 36, inciso III é clara ao prever que constituem infração da ordem econômica, independentemente de culpa, os atos sob qualquer forma manifestados, que tenham por objeto ou possam produzir aumento arbitrário de lucros”.

A ação de fiscalização conta com o integral apoio da Secretaria Municipal de Fazenda e Vigilância Sanitária municipal.

Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *