quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / Destaque / SRS Manhuaçu participa de capacitação para aplicação da Vacina BCG em recém-nascidos

SRS Manhuaçu participa de capacitação para aplicação da Vacina BCG em recém-nascidos

Essa formação visa fortalecer a imunização de recém-nascidos e aumentar a cobertura vacinal em Manhuaçu
SRS Manhuaçu foto Antonio RodriguesA Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, apoiou a realização de um curso de capacitação para aplicação da vacina BCG em recém-nascidos nesta terça-feira (10/9) no município sede da Regional.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi) da SRS Manhuaçu, Grace de Oliveira Vidal Faria, a iniciativa partiu do próprio município, que identificou a necessidade de qualificar os profissionais das 22 unidades de saúde locais, bem como da maternidade e da sala de parto do Hospital César Leite. Por essa razão, a equipe da SRS Manhuaçu foi convidada para ministrar o módulo teórico da capacitação.
“É importante destacar que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, por meio de suas unidades regionais, está à disposição para oferecer esse tipo de capacitação. Nosso objetivo é qualificar os profissionais de saúde do SUS para a correta aplicação da vacina BCG, seguindo todas as normas e procedimentos vigentes”, detalhou Grace de Oliveira Vidal Faria.
O curso foi dividido em duas partes: a teórica, conduzida pela equipe da SRS Manhuaçu, e a prática, coordenada pelas referências técnicas do município. Ao final das duas etapas, os profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) serão certificados, desde que cumpram todos os requisitos exigidos.
Cobertura vacinal
SRS Manhuaçu foto Antonio RodriguesDe acordo com dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), a cobertura vacinal da BCG em Minas Gerais de janeiro a agosto deste ano é de 88,30%. Em 2023, o estado alcançou uma cobertura de 83,77%.
A vacina BCG é fundamental na prevenção das formas graves da tuberculose e é indicada para crianças desde o nascimento até 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema de vacinação prevê dose única, aplicada o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade.
TEXTO: Antonio Rodrigues / ASCOM SRS Manhuaçu 
Fotos: Antonio Rodrigues

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *