Manhuaçu sediou o Encontro do Laicato / Regional Leste 2, que congrega as 28 Dioceses de Minas Gerais, neste final de semana, no Centro Pastoral Comunitário Bom Pastor, no B. Matinha.
Na manhã de sábado, 31/08, o Bispo Diocesano de Caratinga, Dom Juarez Delorto Secco, celebrou Santa Missa em Ação de Graças para os leigos destas várias regiões do Estado, presentes ao evento.
O CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) é um organismo da CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil) que busca articular e organizar o laicato buscando o diálogo e a comunhão com os pastores e ministros da Igreja.
De acordo com o Bispo, ‘O encontro é muito importante para toda a nossa Igreja. Ele simboliza o protagonismo dos leigos na Igreja, e, nós, bispos, damos todo o apoio e toda a comunhão com eles, porque os leigos é que atuam mais diretamente na base das nossas comunidades e das nossas paróquias, orientados pelos padres e pelos bispos. Assim, vamos constituindo um caminho de missão, de anúncio do Evangelho e de testemunho de vida. Esse é o tema do nosso encontro, anúncio, testemunho e missão. A Igreja Católica tem essa preocupação, muito grande, com a missão de sermos apóstolos missionários do Senhor. No documento de Aparecida, nós refletíamos sobre isso, discípulos missionários. Então, todo discípulo há de ser missionário e todo missionário há de ser discípulo. Temos assim, essa comunhão, essa unidade com o Mestre Jesus, que passou a sua vida fazendo o bem, que encontrou-se com tantas pessoas, percorreu os povoados e circunvizinhanças, anunciando o Evangelho. Hoje, a Igreja também deve dar continuidade a essa missão de Jesus’.
Dom Juarez reforçou a importância da propagação do Evangelho. ‘Através de todos nós, bispos, padres, leigos, diáconos e todos missionários, a importância é de retomar esse caminho do anúncio do Evangelho, da missão e também do testemunho. Focar muito também na vivência da palavra, para que possamos viver o nosso discipulado com testemunho, fé, esperança, caridade e com alegria em servir o Senhor. Porque a presença de Deus junto de nós causa uma alegria imensa. O Espírito de Deus é vivo e nos dá vida e vida em abundância. E é essa vida que nós queremos anunciar com alegria, testemunho e fé’, concluiu.
Realizado anualmente, o Encontro do Laicato ocorre sempre em uma das dioceses que compõem a Leste 2, que compreende o Estado de Minas Gerais. A Diocese de Caratinga foi a escolhida para ser sede do encontro deste ano, e, a Diocese optou pela realização desta acolhida em Manhuaçu.
Thomaz Júnior