Com a participação de profissionais da região que atuam em diferentes elos da cadeia cafeeira, foi realizado em Manhuaçu um curso sobre classificação e degustação do café.
O treinamento foi realizado pelo Sistema FAEMG/ SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Manhuaçu, e ocorreu no Coffee Valley, do Centro Universitário Unifacig/ Campus Alfa Sul.
Ministrado pelo Especialista Sandro Coutinho, o método do treinamento segue a Instrução Normativa nº 8, de 11/06/2003, que define a Classificação Oficial Brasileira (COB), e é utilizado no dia a dia de cooperativas e associações para avaliação de cafés tipo commodity, ou seja, cafés comercializados em volume e cuja precificação é definida em bolsas de valores. O objetivo da classificação e degustação é descrever os atributos físicos e sensoriais de cada café.
No curso, são apresentados os possíveis defeitos encontrados nos grãos, categorização por tipo, materiais e equipamentos utilizados, cálculos da quantidade de xícaras por lote, características sensoriais para definição de qualidade de bebida e os procedimentos que auxiliarão o classificador e degustador a atingir os bons resultados em seu trabalho.
Thomaz Júnior