sábado , 23 novembro 2024
Home / Destaque / Hospital César Leite é referência em segurança hospitalar

Hospital César Leite é referência em segurança hospitalar

HCL Manhuaçu

Manhuaçu (MG): O Hospital César Leite (HCL) se destaca como uma referência em segurança hospitalar no controle ativo de infecção hospitalar. O boletim relativo ao ano de 2023 do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH-HCL) revela baixas taxas de infecção em diversas áreas do hospital, reflexo da eficácia das práticas de controle e investimento na segurança do paciente e colaboradores.

Indicadores de infecção nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), manteve-se ao baixas logo do ano, com zero incidência em vários meses. Este resultado é alcançado, graças aos índices satisfatórios na adequação de prevenção durante procedimentos nas unidades, destacando a UTI Neonatal, com 100% de adequação em todos procedimentos.

As taxas de infecção em cirurgias limpas (sem sinais de inflamação, sem contato com trato respiratório, alimentar, genital e urinário) variaram abaixo de 1%, valores abaixo da média nacional (entre 2 a 5%).

A higienização das mãos é outro ponto forte do HCL, com uma adesão de 100% entre médicos, residentes, enfermeiros, técnicos de laboratório e nutricionistas. A Central de Material e Esterilização do hospital também se destaca com 100% de adequação, conforme as auditorias realizadas pela SCIH.

O infectologista Dr. Tiago Heringer explica a importância dessas medidas para a segurança dos pacientes: “temos um serviço de controle de infecção hospitalar muito ativo, que reflete em números positivos resultando para o paciente, menos bactérias multirresistentes, menor letalidade, menor mortalidade e menor tempo de internação. Os procedimentos invasivos, como cateteres, são monitorados com auditorias e, quando há falhas, conseguimos ir na causa raiz e corrigir”.

ECONOMIA
Além da melhoria para os pacientes e colaboradores, os resultados também trazem economia para o hospital. Apenas em 2023, o SCIH estima que economizou aproximadamente 215 mil reais, devido ao uso racional desses medicamentos, evitando o desenvolvimento de bactérias resistentes.

Assessoria de Comunicação HCL

Veja Também

cenoura

Preços da cenoura têm alta

Os preços da cenoura subiram com força em São Gotardo (MG) na última semana. Levantamento ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *