Manhuaçu está novamente apto a receber o ICMS Turismo. O recurso proveniente do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços é disponibilizado pelo Governo de Minas para municípios que cumprem critérios previstos na Legislação relacionados a políticas públicas para o fortalecimento do turismo local.
De acordo com o Secretário Municipal de Cultura e Turismo, Daniel Vieira, Manhuaçu já não recebia este recurso há seis anos.
‘A Secretaria de Cultura e Turismo vem trabalhando fortemente para que possamos deixar a cidade mais organizada e fazer com que Manhuaçu volte ao cenário de Minas Gerais, como cidade polo. O município tem uma potencialidade muito grande com turismo de negócios, turismo religioso e rotas de café maravilhosas, com cafés especiais. Desde 2018, não se recebia recurso do ICMS Turismo. A boa notícia é que conseguimos ser contemplados, porque fizemos todas as adequações, atendemos as exigências do Estado e conseguimos nota dez, e, a partir deste ano de 2024, referente ao exercício de 2022, período em que iniciamos a gestão na Secretaria, vamos receber mensalmente R$ 17.800,00, que dará um total de R$ 214 mil por ano. Então, vamos desenvolver rotas de turismo, com a colocação de placas e outras ações, porque isto é uma ciranda. À medida que se faz mais investimento, se recebe cada vez mais. O que não pode acontecer é dar hiato de investimento, se não, você volta duas, três casinhas novamente’, considerou.
Daniel reiterou a importância da participação da rede hoteleira da cidade, restaurantes e entidades, de forma que tudo funcione de forma conjunta.
O Diretor M. de Turismo, Ubirani Ribeiro, anunciou que ‘faremos agenda de trabalho com calendário de eventos, rota de cafés e rota do cicloturismo. Então, estamos trabalhando nisso, com eventos que tragam cultura e turismo, colocando Manhuaçu como cidade polo para as pessoas virem, fazer compras, se divertir e aproveitar esta oferta cultural que a cidade tem’.
Participar do Programa de Regionalização do Turismo em Minas Gerais é preciso que o município tenha elaborado e coloque em implementação uma política municipal de turismo; possuir Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e possuir Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), ambos constituídos e em regular funcionamento, entre outros critérios.
Thomaz Júnior