O Hospital César Leite inaugurou na manhã desta sexta-feira (12/01), as novas instalações da Unidade de Urgência e Emergência. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades da região, conselheiros e colaboradores do HCL.
A abertura contou com a mensagem do Pastor Márcio Melo, da Primeira Igreja Batista de Manhuaçu, ressaltando a importância da nova unidade inaugurada pelo hospital e o seu papel social e para a saúde regional.
O Provedor do Hospital, Milton Martins de Oliveira, agradeceu a todos que contribuíram para viabilizar as obras. O Hospital César Leite investiu recursos próprios e contou com aporte de repasses da Prefeitura de Manhuaçu e emendas impositivas indicadas por vereadores da Câmara de Manhuaçu.
Milton Martins destacou também o empenho do hospital em buscar um atendimento de qualidade à população: “Nós queremos sempre o melhor atendimento a população, por isso essa reforma, com uma qualidade muito grande. Também é importante para que tenhamos organização do atendimento, o paciente ser bem atendido quando nos procura. E nosso agradecimento também a equipe de colaboradores do hospital que estão sempre empenhados”.
A nova Urgência e Emergência, agora totalmente remodelada, possui uma estrutura mais equipada e preparada para atender à crescente demanda da população de Manhuaçu e mais 22 municípios da microrregião de saúde. Além de mais confortável, a nova unidade foi adequada para atender ao fluxo dos casos de urgência e emergência de forma integrada ao restante do Hospital César Leite.
Nesse sentido, o presidente do Conselho Superior, Ednilson Lacerda, lembrou a atuação do HCL desde a sua criação na promoção à saúde. “É com muita gratidão que hoje inauguramos essa unidade, que remete ao trabalho social iniciada a quase 100 anos pelo Dr. João César Leite, e que foi abraçada por homens e mulheres que formam o nosso conselho. Ao longo dessa história, desde o início, a missão do hospital é promover a saúde como um direito de todos, e estamos trabalhando para garantir”, reforçou.
Também presente na inauguração, a Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada, salientou a parceria entre prefeitura e hospital: “Quero parabenizar ao Hospital César Leite por esse belo espaço, a vida não tem preço. Sempre que tivermos a possibilidade de fazer parceria para o bem da saúde de Manhuaçu, podem contar com a Prefeitura”.
Compuseram e discursaram sobre a importância da unidade: o Diretor da Superintendência Regional de Saúde, Victor Carvalho Vieira, Deputado Federal Dr. Mário Heringer; Presidente da Câmara de Manhuaçu Gilson César da Costa, Vice-presidente da Câmara Allan José Quintão, Presidente do Conselho Municipal de Saúde Vanda Lúcia Carneiro.
Foram quase 600 metros quadrados de obras para adequar o antigo espaço para a nova Unidade de Urgência e Emergência. O local conta com uma nova recepção e sala de espera com banheiros, ambientes climatizados e monitorados com câmeras, sala vermelha, sala laranja, três consultórios médicos, farmácia, sala de medicação, sala de inalação, sala de gesso, sala de classificação de risco, serviço social, sala de curativos. Ainda foi reformada a área de acesso de ambulâncias e a rampa para o segundo piso, onde estão 15 leitos de observação.
A nova Unidade de Urgência e Emergência homenageia o Provedor Sebastião Onofre Carvalho, que faleceu no mês de dezembro, e tinha como preocupação a entrega desse espaço reformado e humanizado para atender a população da melhor forma possível.
Os filhos do Dr. Sebastião Onofre Carvalho, Caio Túlio, Giovane e Fabiane, descerraram a placa inaugural e abriram as portas da unidade acompanhados das diretoras da Urgência e Emergência, Dras. Nataly e Cristiane, e da Diretora Técnica do HCL, Dra. Daniela.
ATENDIMENTOS
O Hospital César Leite assumiu o serviço de urgência e emergência em fevereiro de 2022. Nesse período, foram realizados 42 mil atendimentos.
Para manter toda essa estrutura, o Hospital César Leite conta com o apoio de recursos das Prefeituras de Manhuaçu, São João do Manhuaçu, Durandé, Chalé, Santana do Manhuaçu e Caputira. Essa parceria é fundamental para custear a manutenção do atendimento à população e precisa do apoio dos demais municípios da microrregião.
O Hospital César Leite é a principal retaguarda do SAMU, especialmente por ser o maior hospital da região e o único que dispõe de alguns serviços e algumas especialidades médicas, como neurocirurgia, hemodiálise, hemodinâmica, maternidade para partos de alto risco e UTI Neonatal.
Assessoria de Comunicação/ HCL