A eleição para o Conselho Tutelar ocorrerá no próximo dia 1º de outubro. Em Manhuaçu, dezesseis candidatos disputam cinco vagas para a instituição que é importante instrumento de defesa social para crianças e adolescentes.
A votação será no horário entre 8h até às 17 horas, na Escola Estadual Monsenhor Gonzalez, no centro da cidade.
O Conselho Tutelar é o órgão responsável em zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), sendo assim não é um órgão punitivo e nem executivo. Os eleitos terão um mandato de 4 anos.
A Secretária Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, Eleni de Jesus, destaca que a ‘expectativa é grande com a participação do munícipe. Os cidadãos devem levar documento com foto e o Título de Eleitor. Se o Título for digital, solicita-se que o leve baixado para agilizar os procedimentos da equipe de atendimento’.
Eleni reforça que é muito importante o comparecimento da população para votar, escolhendo a nova formação do Conselho Tutelar. ‘O Conselho é um órgão autônomo, que atua no direito da criança e do adolescente. Solicitamos à população que conheça os candidatos, compareça e vote. É muito importante’.
Sobre os preparativos, a Secretária ressalta que tudo está sendo providência para que a votação ocorra com eficiência e de forma ágil. ‘Será um procedimento muito rápido. Teremos quatro cabines de votação. Tivemos a primeira etapa, que foi a prova; a segunda, que foi a entrevista psicológica, e, agora, está na mão da população escolher, por quatro anos, os cinco conselheiros que cuidarão dos direitos das crianças e dos adolescentes do município’, concluiu.
Thomaz Júnior