Apoiados pelos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Agricultores e o Polo Regional FETAEMG Leste do Rio Doce, agricultores da região tiveram ativa participação na 2ª AGRIMINAS (Feira da Agricultura Familiar de Minas Gerais), em sua edição regional na cidade de Governador Valadares.
Na feira tem de tudo um pouco: café, linguiça, cachaça, quitandas, artesanato, pimentas, molhos e conservas, verduras, legumes, frutas e o plantão técnico da EMATER.
O evento é realizado pela FETAEMG, com apoio da Prefeitura de Governador Valadares, por meio da SEMA e CIMDOCE (Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável do Médio Rio Doce), EMATER e SEBRAE.
Instalada no Pavilhão Multiuso do Parque de Exposições, a feira ocorreu junto com a Expoagro 2023.
Mas uma vez, a AGRIMINAS consolidou-se como um grande mercado aberto à agricultura familiar, que revela produtos, talentos artesanais e conquista o público pelas especificidades de produtos do Estado.
De acordo com o Presidente da FETAEMG, Vilson Luiz da Silva, a AGRIMINAS “é um espaço para promover e desenvolver. É uma vitrine para mostrar o que a agricultura familiar produz: gera emprego, renda, ajuda na economia do Brasil. Hoje 70% dos alimentos que são colocados na mesa do cidadão brasileiro são oriundos da agricultura familiar”.
Vilson reforçou o convite ao público para participar da 14ª edição estadual da AGRIMINAS, a ser realizada no final do próximo mês de agosto e começo de setembro, entre 31/08 e 03/09, em Belo Horizonte.
Na feira regional em Governador Valadares, a participação dos municípios: Manhuaçu, Alto Jequitibá, Santa Bárbara do Leste, Bom Jesus do Galho, Governador Valadares, Itinga, Turmalina, Itaipé, São João do Oriente, Tumiritinga, Novo Oriente de Minas, Divino das Laranjeiras, Amparo do Serra, Mesquita, Ipaba, São Domingos do Prata, Belo Oriente, Timóteo, Pescador, Dom Cavati, Conceição do Mato Dentro, São Sebastião do Anta, São Félix de Minas, Sabará, Inhapim, Santana do Paraíso, Frei Inocêncio, Açucena, Ouro Verde, Mendes Pimentel, Itanhomi, Itabirinha e Turmalina.
Thomaz Júnior