Nesta sexta-feira (31) a Prefeitura de Manhuaçu convocou o Comitê de Enfrentamento a Dengue, estabelecido pelo decreto número 263 de 26 de março de 2013, em decorrência do grande número de casos de dengue no município. O comitê é composto por vários órgãos da administração pública e da sociedade civil.
A Secretária de Saúde Ana Lígia de Assis Garcia agradeceu a disponibilidade dos presentes em comparecer na reunião e destacou que neste momento é preciso a união de esforços. “Nós estamos vivendo um momento delicado, estamos com um grande número de casos de dengue em nosso município, sendo o estado de Minas Gerais o terceiro com o maior número de casos da doença. Precisamos nos unir e frear o avanço da dengue e combater o mosquito Aedes aegypti”.
O panorama sobre as ações da Vigilância Ambiental e também da administração municipal no combate ao Aedes aegypti, além dos números de casos, foi repassado pela coordenadora do setor Emilce Estanislau Muniz. “Até o final da tarde de quinta-feira (30) nós tínhamos registrado mais de 900 casos de dengue em Manhuaçu. Agora temos um agravante que o mosquito também transmite Zika e Chikungunya, que são doenças graves, que se chegarem em nosso município trarão uma sobrecarga ainda maior para o nosso sistemas de saúde. Então chamamos os representantes que compõem o comitê para pensarmos em ações em conjunto, para conseguirmos conter esse avanço da doença”, comentou Emilce.
Secretaria de Comunicação Social de Manhuaçu