sexta-feira , 22 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Agricultoras da região se preparam para a Marcha das Margaridas em Brasília

Agricultoras da região se preparam para a Marcha das Margaridas em Brasília

03mar15 Encontro Marcha Margaridas Manhuacu (46)

Mulheres representantes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da região reuniram-se em Manhuaçu para tratar dos preparativos para a Marcha das Margaridas, que ocorrerá em Brasília, nos dias 15 e 16 de agosto.

Realizada no auditório do SICOOB Credilivre, no centro, a reunião foi organizada pelo Polo Leste Rio Doce da FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais) e Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu.

Participaram da Mesa de Honra, o Diretor do Polo Leste Rio Doce da FETAEMG,  Paulo Natividade da Silva (Vice-prefeito e Presidente do STTR de Pedra Bonita); Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Coordenadora Estadual de Mulheres da FETAEMG, Alaide Bageto; Coordenadora de Mulheres do Polo Leste Rio Doce da FETAEMG, Dayse Dias, e Suplente Nadyr Alves.

Após a realização da Mística, na abertura do encontro, o Presidente do Conselho de Administração do Sicoob Credilivre, Sebastião de Lourdes, e o Vice-presidente, Vinícius Magalhães Dutra, se pronunciaram, desejando as boas-vindas aos convidados e reiterando o compromisso da cooperativa de crédito com o desenvolvimento socioeconômico da região.

 

MARCHA DAS MARGARIDAS

03mar15 Encontro Marcha Margaridas Manhuacu (46)

Assassinada em 12 de agosto de 1983, Margarida Maria Alves foi sindicalista e defensora dos direitos humanos, sendo uma das primeiras mulheres a exercer cargo de direção sindical no país. Seu nome e sua história de luta inspiraram a Marcha das Margaridas, que foi criada em 2000. Durante o período em que esteve à frente do sindicato local de Alagoa Grande (PB), foi responsável por mais de cem ações trabalhistas na Justiça do Trabalho Regional, tendo sido a primeira mulher a lutar pelos direitos trabalhistas no estado da Paraíba.

A Marcha das Margaridas é um caminho coletivo de construção de um projeto de sociedade que propõe um Brasil sem violência, onde a democracia e a soberania popular sejam respeitadas, a partir de relações justas e igualitárias.

Os preparativos para a 7ª edição da Marcha das Margaridas ocorrem desde 2021, em todo o país.

Na região, a próxima reunião preparatória para esta grande mobilização deverá ocorrer em Mutum, no próximo mês de abril.

 

Thomaz Júnior

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *