sábado , 23 novembro 2024
Home / Destaque / SRS Manhuaçu realiza reunião de alerta sobre as arboviroses

SRS Manhuaçu realiza reunião de alerta sobre as arboviroses

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu, por meio do Núcleo de Vigilância Epidemiológica, realizou na última segunda-feira (06/03), uma reunião de emergência para chamar a atenção sobre a situação epidemiológica das arboviroses dos 34 municípios de sua área de abrangência.

O alerta visa orientar os municípios em relação ao aumento de casos de dengue, além do reforço de orientações assistenciais, notificações e ações de enfrentamento. Participaram do encontro referências técnicas municipais de vigilância epidemiológica e endemias, coordenadores de atenção primária, técnicos e digitadores do Sistema de Informação de Agravos de Notificação – Sinan.

“Aproveitamos essa oportunidade para passar orientações sobre manejo clínico, fluxo e definição de casos suspeitos de dengue, zika e chikungunya e lançamento dos dados no sistema, tendo em vista que muitos municípios estão silenciosos e outros com poucas notificações lançadas”, reforçou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da SRS Manhuaçu, Grace de Oliveira Vidal Faria.

“Percebemos um cenário favorável para a proliferação do mosquito com fatores ambientais e climáticos. Além disso há confirmação de um município em nosso território já classificado como alta incidência pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e isto acende o alerta contra as arboviroses para todo nosso território”, ressaltou Juliano Estanislau Lacerda, superintendente regional de saúde de Manhuaçu.

Lacerda destacou ainda que a SRS Manhuaçu acompanha a situação epidemiológica e realiza ações para orientar os técnicos para o enfrentamento ao Aedes, mostrando a importância da participação da comunidade nesse contexto.

Dengue, Zika e Chikungunya

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável por transmitir duas graves enfermidades: a zika e a chikungunya. Para controlar a proliferação do mosquito é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampado tonéis, caixas e barris de água, caixas d’agua; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

Sintomas

Os principais sintomas da dengue são: febre alta; dores musculares intensas; dor ao movimentar os olhos; mal-estar; falta de apetite; dor de cabeça; manchas vermelhas no corpo. Em caso de suspeita é fundamental procurar um profissional de saúde para o correto diagnóstico.

Por Antonio Rodrigues / ASCOM – SRS MANHUAÇU

 

 

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *