sábado , 23 novembro 2024
Home / cidade / SRS Manhuaçu realiza 1º Seminário de Governança

SRS Manhuaçu realiza 1º Seminário de Governança

11nov29 SRS Seminario Governanca (14)Evento discutiu o processo de governança na Rede de Urgência e Emergência

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Manhuaçu realizou, na terça-feira, 29 de novembro, o I Seminário de Governança Regional. O tema foi a governança da Rede de Urgência e Emergência (RUE) na região, e contou com a participação dos municípios da microrregião de Saúde de Manhuaçu e microrregião de Saúde de Carangola, Ministério Público, representantes de instituições hospitalares, entre outros. O evento aconteceu no auditório da Câmara de Vereadores, em Manhuaçu.

Na fala de abertura do evento, o superintende regional de Saúde de Manhuaçu, Juliano Estanislau Lacerda, destacou que, desde a implantação da Rede de Urgência e Emergência, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vem discutindo avanços junto aos municípios do território e após 3 meses de funcionamento da rede, o momento é oportuno para debater a governança desse importante serviço. “O seminário possibilita novas ideias, novos questionamentos e novas perspectivas para os participantes”, disse o superintendente. “A Governança nos possibilita construir estratégias, formar lideranças e estabelecer mecanismos de controle. É por meio da Governança que conseguimos identificar e avaliar os riscos, ter mais transparência nas tomadas de decisão, amenizar conflitos e promover os ajustes necessários”, afirmou Juliano.

11nov29 SRS Seminario Governanca (14)

O promotor de Justiça, Reinaldo Pinto Lara, da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Manhuaçu, destacou o relevante trabalho da SRS Manhuaçu no processo de implantação da RUE. “O tema Governança na RUE nos faz sair da esfera da administração e adentrar a gestão das políticas públicas de saúde”, disse o promotor. “Precisamos falar da Governança dentro do seu conceito de rede, priorizando o relacionamento entre gestores de todos os níveis”, concluiu.

O superintendente de desenvolvimento, cooperação e articulação regional da SES-MG, Ricardo Assis Alves Dutra, lembrou que foram dois anos só discutindo doença. “Agora é hora de falarmos de saúde. Estamos em fase de discussão e consolidação do Plano de Desenvolvimento Regional (PDR) e está em pauta a resolubilidade da média e alta complexidade hospitalar das macrorregiões de Saúde”, disse Ricardo.

Governança

O Sistema de governança organizacional das secretarias de saúde reflete a maneira como diversos atores se organizam, interagem e procedem para obter a boa governança do SUS (Sistema Único de Saúde) nas esferas estadual e municipal, envolvendo as estruturas administrativas (instâncias), os processos de trabalho, os instrumentos (ferramentas, documentos), o fluxo de informações e o comportamento de pessoas envolvidas direta ou indiretamente, na avaliação, no direcionamento e no monitoramento da secretaria.

“O evento visa compartilhar conhecimento, coordenar trabalhos, incentivar momentos de discussão e participação. O seminário foi desenvolvido a partir da apresentação de temas que envolvem a Governança no âmbito regional com intuito de fortalecer o território e, consequentemente, a governança das redes de atenção a saúde”, pontuou Marcos Alexandre de Faria Moreira, Assessor de Governança da SRS Manhuaçu.

Texro e Foto:  Antonio Rodrigues – ASCOM / SRS MANHUAÇU

 

 

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *