Os cogumelos possuem diferentes cores, formas e tamanho, além da gastronomia, o fungo pode ter outras utilidades. A pele deles, por exemplo, pode ser uma alternativa biodegradável a alguns plásticos utilizados em baterias e chips de computador, sendo mais fácil de reciclar, conforme descobriu uma nova pesquisa feita por cientistas na Áustria.
Os pesquisadores da Universidade Johannes Kepler, publicaram a pesquisa, na última sexta-feira (11) na revista Science Advances. A princípio o estudo tinha foco em materiais sustentáveis para substituir materiais não degradáveis, foi aí que o cogumelo foi descoberto por acaso. “Tivemos uma participação importante do acaso”, disse Martin Kaltenbrunner, chefe da Divisão de Física de Matéria Macia da universidade e coautor do artigo.
A equipe tentava usar materiais derivados do fungo em outras áreas. O trabalho levou ao estudo mais recente, que mostra como a pele do cogumelo Ganoderma lucidum pode funcionar no lugar do substrato utilizado nos circuitos elétricos. O substrato é a base de um circuito que isola e resfria os metais condutores que se encontram sobre ele.
Os cientistas utilizaram os cogumelos que normalmente crescem em árvores de madeira apodrecidas. O trabalho do grupo ainda é experimental, mas os estudiosos acreditam que as peles biodegradáveis podem ser um material alternativo sustentável para utilização em eletrônica.
Fonte: AGROLINK