A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) determinou que todas as operadoras de telefonia do Brasil adotem um novo sistema de alerta sobre risco de desastres naturais para os clientes. Hoje, já há envio de alertas por SMS e, recentemente, brasileiros também podem receber avisos da Defesa Civil pelo WhatsApp. Agora, a Anatel estabeleceu que as operadoras devem enviar alertas pela tecnologia cell broadcasting, com notificações que “pulam” na tela do celular.
Os avisos aparecem na forma de pop up, que irá se sobrepor ao que quer que a pessoa esteja vendo na tela. Eles também terão alarme sonoro, mesmo que o celular esteja no modo silencioso. O sistema é alimentado pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) e identifica pessoas em áreas de risco a partir da localização dos celulares em relação às antenas de telefonia.
Todas as operadoras deverão realizar testes e implementar a tecnologia até 31 de dezembro de 20223. Os clientes não precisarão fazer qualquer cadastro, pois as mensagens serão disparadas automaticamente para todos os celulares.