domingo , 24 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Conselho prepara Seminário da Agricultura Familiar e Plano de Ação em Manhuaçu

Conselho prepara Seminário da Agricultura Familiar e Plano de Ação em Manhuaçu

CMDRS nov22

O CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável), que representa as comunidades rurais de Manhuaçu, reuniu-se nesta segunda-feira, 07/11, para tratar do Seminário da Agricultura Familiar e do Plano Municipal, que norteará ações em 2023. Sob a presidência de Águeda Diniz, a reunião contou com a participação do Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; da Vereadora Eleonora do CEM e do Secretário M. de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares.

Para este planejamento de trabalho para o próximo ano, os conselheiros, que são voluntários e moradores de comunidades rurais, apuraram tudo aquilo que é prioridade onde residem e as apresentaram na reunião. 

Estas reivindicações, juntamente com outras propostas de ação, foram acolhidas pela Presidência do CMDRS e serão sintetizadas no Plano Municipal de Desenvolvimento Rural. 

 

Seminário da Agricultura Familiar

 

Em complemento a estes esforços para promover o bem-estar para a população que reside no campo, o CMDRS organizará no próximo mês de dezembro o Seminário Municipal da Agricultura Familiar. 

A iniciativa reunirá representantes de diversos segmentos para discutir melhorias para as famílias rurais e possibilitará o planejamento de ações em conjunto para o desenvolvimento socioeconômico de Manhuaçu. 

 

Conselheiros cobram presença de representante da Secretaria de Obras

 

Reivindicação que praticamente atravessou o ano, a solicitação da presença de representante da Secretaria de Obras da Prefeitura de Manhuaçu nas reuniões, continua sendo a tônica dos conselheiros. 

A cobrança se perpetua em razão da dificuldade de manter comunicação com o setor de Obras para  o atendimento de demandas que afetam o dia-a-dia de quem vive nas comunidades rurais, como a manutenção de estradas e de caixas de contenção de enxurradas, entre outros serviços, que, além da segurança no trânsito, comprometem o escoamento da produção agrícola, o transporte de trabalhadores rurais e circulação de carros e de ônibus do transporte escolar, por exemplo. 

A queixa é que, embora tenha assento junto ao conselho, a Secretaria Municipal de Obras não envia representantes para participar das reuniões, o que compromete o fluxo de trabalhos, já que toda a comunicação fica dependente somente do envio de ofícios, que, por vezes, demoram a ser respondidos, conforme relatam os conselheiros. 

Na busca de uma solução para esta questão, o conselho anunciou que pretende se reunir com a Prefeita Imaculada para tratar do assunto e discutir alternativas possíveis. 

Nesta terça-feira, 08/11, a Administração Municipal informou que ‘a prefeita reuniu-se com a presidente do CMDRS essa manhã e definiram sobre a participação do representante da secretaria já para a próxima reunião’.

Thomaz Júnior

Veja Também

cenoura

Preços da cenoura têm alta

Os preços da cenoura subiram com força em São Gotardo (MG) na última semana. Levantamento ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *