Entre os 150 cafeicultores brasileiros selecionados para a etapa nacional do Cup of Excellence 2022, estão Reinaldo Garcia dos Santos, de Luisburgo e Fabiano Diniz, de Manhuaçu, assistidos pelo Programa de Assistência Técnica e Gerencial – ATeG Café+Forte, na regional Viçosa do Sistema Faemg.
Os produtores estão entre os 13 representantes da região das Matas de Minas classificados neste que é o principal concurso de qualidade do café do mundo. Para estar entre os melhores do Brasil, as amostras dos produtores receberam nota igual ou superior a 86 pontos. Resultado celebrado por eles que se dedicam com afinco à produção de cafés especiais.
Para Reinaldo, morador do Córrego Fortaleza, em Luisburgo, já figurou entre os melhores do concurso da BSCA em 2017, a classificação é a prova da consistência do seu trabalho.
O produtor investe nos cafés especiais há seis anos e há três é atendido pelo ATeG Café+Forte, acompanhado pelo técnico de campo Sebastião Marcos de Mendonça. A atividade é realizada no Sítio Fortaleza que pertence ao pai do cafeicultor, Rubens Garcia dos Santos.
Toda a produção da propriedade é de café especial. Este ano foram 250 sacas. 100% delas com pontuação de 80 pontos ou mais. O produtor coleciona 17 premiações em diferentes concursos regionais e nacionais e espera alcançar, mais uma vez, um bom resultado. O café enviado ao Cup of Excellence é um catucaí vermelho cultivado a 1235 metros de altitude.
Único produtor classificado de Manhuaçu, o jovem Fabiano Diniz, morador do Córrego Diniz, representa a quarta geração da família de cafeicultores, e, para ele, o principal foco é a qualidade. Ele contou que é a segunda vez que participa do concurso, mas é como se fosse a primeira, já que agora sim está preparado.
Após receber a pontuação ele buscou melhorar técnicas antes de tentar outros concursos e em 2021 voltou às competições e conquistou prêmios.
O café enviado à competição faz parte do lote batizado pelo produtor como “lote de ouro” por ter rendido um excelente grão nos últimos dois anos.
Trata-se de um catucaí, cereja despolpado já recebeu pontuação 89 no laudo das Matas de Minas, segundo Fabiano.
Na bebida destacou-se a doçura com presença expressiva do açúcar mascavo, sem perder a acidez, e sabor que lembra laranja, uma leve pamonha e a suavidade de um floral.
No Cup of Excellence 2022, passam para a fase internacional da competição até 40 amostras que obtiverem pontuação igual ou maior a 86 pontos. O resultado será conhecido no próximo dia 22. Na fase internacional serão escolhidos os melhores cafés do mundo em 2022.
O concurso é realizado, no Brasil, desde o ano 2000 pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), em parceria com a Alliance for Coffee Excellence (ACE).
Sistema FAEMG/ SENAR