As duas cerimônias contaram com a presença do procurador-geral de Justiça, do corregedor-geral e da Ouvidora do MPMG, além de promotores de Justiça, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais, advogados, autoridades policiais civis e militares, servidores e colaboradores do MPMG
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) inaugurou, na quarta-feira, 5 de outubro, a sede das Promotorias de Justiça de Manhumirim, e, na quinta, 6, a sede das Promotorias de Justiça de Manhuaçu.
As duas inaugurações contaram com a presença do procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, do corregedor-geral do MPMG, Marco Antônio Lopes de Almeida, e da Ouvidora do MPMG, Nádia Estela Ferreira Mateus, além de promotores de Justiça, representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário locais, advogados, autoridades policiais civis e militares, servidores e colaboradores do MPMG.
Manhumirim
Em Manhumirim, o novo espaço na avenida Agenor Carlos Werner, 422, Centro, irá abrigar as duas Promotorias de Justiça. O descerramento da placa foi feito pelo procurador-geral de Justiça e pelos promotores de Justiça de Manhumirim Gabriel da Graça Vargas Sampaio e Rodrigo Brum Vieira.
O diretor das Promotorias de Justiça, Gabriel Sampaio falou sobre a realização de um sonho tão desejado e disse que a nova sede representa a evolução do Ministério Público. Encerrando a solenidade, o procurador-geral de Justiça destacou que a nova sede irá proporcionar melhores condições de trabalho aos integrantes do MPMG e, principalmente, dar mais qualidade e agilidade ao atendimento prestado à população.
Também compuseram o dispositivo da cerimônia o vice-prefeito de Manhumirim, Sebastião Tristão Ribeiro, e o juiz diretor do Foro da Comarca, Braulino Corrêa da Rocha Neto.
Manhuaçu
A sede de Manhuaçu está localizada na rua Aparício Caldeira, 32, bairro Pinheiro, e possui espaço para abrigar seis Promotorias de Justiça. Os promotores Alexandre Figueiredo Morato, Geannini Maelli Mota Miranda, Guilherme de Castro Germano e Reinaldo Pinto Lara acompanharam o procurador-geral de Justiça no descerramento da placa de inauguração.
Reinaldo Lara, diretor das Promotorias de Justiça de Manhuaçu, ressaltou que a nova sede estará de portas abertas aos cidadãos e às instituições da comarca, como espaço de defesa dos direitos fundamentais, fiscalização do uso de recursos públicos, combate à corrupção e à criminalidade, defesa incondicional dos valores e princípios postos pela Constituição Federal.
Em seu pronunciamento, Jarbas Soares Júnior, anunciou a instalação da 6ª Promotoria de Justiça de Manhuaçu e destacou a importância da comarca dentro de uma tendência de regionalização movida pelos avanços tecnológicos. Diante dos desafios em relação aos projetos futuros, o procurador-geral de Justiça ressaltou parceria do MPMG com o Tribunal de Justiça de Minas Gerais como passo fundamental para que se siga no caminho certo.
Também compuseram o dispositivo da cerimônia a prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada Dutra Dornelas, e o presidente da Câmara Municipal, Cléber da Penha Benfica.