terça-feira , 12 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Sindicato dos Trabalhadores Rurais atende agricultores com a Declaração do ITR 2022 em Manhuaçu

Sindicato dos Trabalhadores Rurais atende agricultores com a Declaração do ITR 2022 em Manhuaçu

Marco Antonio Domingos Presidente STTR Manhuacu
Marco Antônio Domingos, Presidente do STTR Manhuaçu, destaca a importância de os agricultores manterem-se regularizados.

Começou o período para entrega da declaração do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) de 2022. Para auxiliar os agricultores familiares com este procedimento e mantê-los em situação regularizada junto à Receita Federal, o STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) já está disponibilizando este atendimento, com equipe plenamente capacitada.

O Presidente do Sindicato, Marco Antônio Domingos, destaca que esta Declaração é importante para os agricultores familiares, em diversos aspectos, especialmente para quando for necessário acionar a Previdência Social.

Para atendimento mais rápido, Marco Antônio orienta aos trabalhadores e trabalhadoras rurais para que façam o agendamento, ligando para os telefones 33 3331 1480 e o WhatsApp 33 9 9909 3394. ‘Com o agendamento, os associados terão preferência de atendimento, com o horário devidamente reservado. Se a pessoa preferir ir diretamente ao sindicato, sem agendar, não tem problema; porém, deverá aguardar os que estão agendados’, comentou.

Em relação à documentação, é importante que os agricultores apresentem guias de café, notas fiscais de compras de insumos e documentos pessoais, além de prestar informações sobre a gestão na propriedade, como alterações no número de pessoas que trabalham no local, a compra ou venda de terreno, etc.

Marco Antônio ressalta que, embora a apresentação não seja necessária em casos de imóveis rurais considerados imunes ou isentos pela Receita Federal (em geral, pequenas glebas rurais, assentamentos de reforma agrária, comunidades e remanescentes quilombolas reconhecidos), o documento é necessário para fins previdenciários. ‘O ITR é um dos principais documentos que vai comprovar atividade rural. Uma vez que o agricultor deixa de fazer esta declaração ele fica em débito com os documentos que ele precisará apresentar na Previdência Social. O prazo segue até 30/09. Os agricultores devem estar atentos para evitar multa e o risco de perder acesso a algum benefício, em razão de não fazer esta declaração’, alertou.

 

Veja Também

IMA cartilha tilapias

Grande oferta de tilápia reduz preço do peixe no mercado

Em outubro, os preços da tilápia continuaram em queda em quase todas as praças acompanhadas ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *