quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Sindicato dos Trabalhadores Rurais atende agricultores com a Declaração do ITR 2022 em Manhuaçu

Sindicato dos Trabalhadores Rurais atende agricultores com a Declaração do ITR 2022 em Manhuaçu

Marco Antonio Domingos Presidente STTR Manhuacu
Marco Antônio Domingos, Presidente do STTR Manhuaçu, destaca a importância de os agricultores manterem-se regularizados.

Começou o período para entrega da declaração do ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural) de 2022. Para auxiliar os agricultores familiares com este procedimento e mantê-los em situação regularizada junto à Receita Federal, o STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais) já está disponibilizando este atendimento, com equipe plenamente capacitada.

O Presidente do Sindicato, Marco Antônio Domingos, destaca que esta Declaração é importante para os agricultores familiares, em diversos aspectos, especialmente para quando for necessário acionar a Previdência Social.

Para atendimento mais rápido, Marco Antônio orienta aos trabalhadores e trabalhadoras rurais para que façam o agendamento, ligando para os telefones 33 3331 1480 e o WhatsApp 33 9 9909 3394. ‘Com o agendamento, os associados terão preferência de atendimento, com o horário devidamente reservado. Se a pessoa preferir ir diretamente ao sindicato, sem agendar, não tem problema; porém, deverá aguardar os que estão agendados’, comentou.

Em relação à documentação, é importante que os agricultores apresentem guias de café, notas fiscais de compras de insumos e documentos pessoais, além de prestar informações sobre a gestão na propriedade, como alterações no número de pessoas que trabalham no local, a compra ou venda de terreno, etc.

Marco Antônio ressalta que, embora a apresentação não seja necessária em casos de imóveis rurais considerados imunes ou isentos pela Receita Federal (em geral, pequenas glebas rurais, assentamentos de reforma agrária, comunidades e remanescentes quilombolas reconhecidos), o documento é necessário para fins previdenciários. ‘O ITR é um dos principais documentos que vai comprovar atividade rural. Uma vez que o agricultor deixa de fazer esta declaração ele fica em débito com os documentos que ele precisará apresentar na Previdência Social. O prazo segue até 30/09. Os agricultores devem estar atentos para evitar multa e o risco de perder acesso a algum benefício, em razão de não fazer esta declaração’, alertou.

 

Veja Também

viatura giroflex

Operação Cavalo de Aço reforça segurança no trânsito em Matipó

Na tarde da última segunda-feira (18/11), foi realizada em Matipó a Operação Cavalo de Aço, ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *