Aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29/07, em Matipó, a inauguração da Base descentralizado do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), concretizando um sonho esperado pelos moradores dos 53 municípios que integram a rede de urgência e emergência da macrorregião de Manhuaçu.
A solenidade contou com a presença do Prefeito Fábio Gardingo; Vice-prefeito Roberto do Dudu; Secretária de Saúde, Luísa Gardingo; Vereadores; Ex-prefeita de Manhuaçu, Cici Magalhães, membros da comunidade e equipe do SAMU.
O prefeito Fábio Gardingo destacou a importância do SAMU para Matipó e cidades vizinhas. “Estamos marcando uma nova era na saúde para nossa cidade e municípios vizinhos com a chegada do SAMU. A partir de agora, poderemos contar com atendimento mais rápido e já direcionado ao centro hospitalar adequado. Antes ficávamos correndo atrás de vaga aqui e ali. Agradeço à ex-prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães, pois, é ela que nos socorre quando precisamos de uma vaga em hospitais da região e da capital mineira, e, vamos continuar te ligando Cici”, disse Fábio Gardingo.
Júlio Cesar Oliveira de Andrade, coordenador do Núcleo de Educação Permanente ressaltou que o atendimento do SAMU vai além de uma ambulância, pois, a população conta com serviço de atendimento médico que vai desde a chamada telefônica, que após analisar o caso é repassada para um médico, até o envio da Unidade de Socorro, caso seja necessário.
Em suas palavras, a ex-prefeita de Manhuaçu Cici Magalhães destacou a sua passagem frente à Superintendência Regional de Saúde, na época ainda GRS, na gestão do então Governador Fernando Pimentel, o início de todo o processo para a implantação do SAMU na região.
“O maior legado que um político pode deixar é o resultado de seu trabalho e hoje a instalação do SAMU em nossa região é realização de um sonho iniciado anos atrás quando unimos forças com a participação de várias pessoas de representação no cenário estadual. Hoje é com muito orgulho que me faço presente na inauguração do SAMU aqui em Matipó”, ressaltou Cici Magalhães.
Toda a Rede de Urgência e Emergência do SAMU dos 53 municípios da Macro Sul já está interligada restando apenas a ativação do serviço de telefone 192 para os atendimentos se iniciarem.