O PAV (Ponto de Atendimento Virtual) da Receita Federal do Brasil foi inaugurado em Manhumirim, nesta terça-feira, 28/06. Com a participação de autoridades do município e da Chefia do órgão federal, a estrutura foi instalada no prédio da Prefeitura.
O PAV oferece aos cidadãos alternativas aos serviços básicos da Secretaria da Receita Federal do Brasil. A iniciativa faz parte de um acordo de cooperação entre a Administração Municipal e a Receita para oferecer serviços aos contribuintes.
Entre os presentes à solenidade de inauguração, o prefeito Sérgio Borel; Vereadora e ex-prefeita, Darci Braga, Secretários e representantes de segmentos sociais.
De acordo com Vanusa Duarte Ferreira, chefe da ARF/ Manhuaçu, ‘os serviços disponibilizados são os que mais demandam para os contribuintes, e, por meio desta parceria, entre Receita e Prefeitura, torna-se cada vez mais acessível o atendimento à população. Pessoas que, às vezes, tinham que se deslocar de seu município até Manhuaçu para serem atendidos’.
Com esses serviços em unidades PAV, um servidor de carreira da Prefeitura, devidamente treinado e com Acesso digital, monta os processos e os encaminha para uma base da Receita Federal. O processo é analisado por um servidor da Receita Federal, que emite resposta ao atendimento. Entende-se que estes procedimentos trazem mais praticidade reduz custos aos contribuintes, uma vez que o deslocamento até uma Agência da Receita Federal para obter o atendimento, demanda mais tempo, custos com a viagem, alimentação e outras despesas, que podem ser minimizadas com o serviço disponibilizado na própria cidade do contribuinte.
Todos os municípios podem fazer esse atendimento em parceria com a Receita Federal. Neste caso, é necessário entrar em contato com a Receita Federal e fazer a adesão.
O PAV de Manhumirim foi o segundo inaugurado na Jurisdição da ARF Manhuaçu. A primeira cidade atendida foi Mutum.
(Devair G. Oliveira / JM1)