quinta-feira , 21 novembro 2024
Home / agricultura familiar / 1º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais é realizado em Manhuaçu

1º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais é realizado em Manhuaçu

Encontro Trabalhadoras Rurais Manhuaçu 2022

Com o tema: ‘Por terra, água e agroecologia’, o 1º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu com expressiva participação e animada programação, no último sábado, 18/06, no Centro Pastoral Bom Pastor, no Bairro Matinha.

Realizado pelo STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Manhuaçu), o encontro teve início às 8h da manhã e integra uma das ações preparatórias para a 7ª edição da Marcha das Margaridas, prevista para ocorrer em agosto de 2023, em Brasília (DF).

Participaram da Mesa Diretora, o Presidente do STTR Manhuaçu, Marco Antônio Domingos; Coordenadora das Mulheres do Leste de Minas da FETAEMG, Silvana Damasceno Gomes Labanca; Representante do MAM, Anda Cristina da Silva Quintino; Presidente da Associação de Mulheres de Monte Alverne, Valéria Aparecida de Lima; Pres. da Ass. de Mulheres de São Sebastião, Ana de Souza Lima; Presidente da ACEAS, Andréia Luiza Alves de Melo; Gerente do SICOOB Credilivre, Lígia Conchitta, e Gerente de Negócios da CRESOL, Elizabeth Fialho.

 

Marcha das Margaridas 2023

Encontro Trabalhadoras Rurais Manhuaçu 2022

Na abertura do inédito evento, foram apresentadas informações sobre a vida, luta e morte de Margarida Maria Alves, sindicalista paraibana de Alagoa Grande, assassinada em agosto de 1983, no quintal de casa, à frente do filho, por lutar por direitos dos trabalhadores.

Diante deste bárbaro crime e com o propósito de fortalecer cada vez mais a união dos trabalhadores pelo acesso aos direitos constitucionais, o movimento Marcha das Margaridas surgiu, com a 1ª edição ocorrendo em 2000, reunindo mais de 20 mil agricultoras, quilombolas, indígenas, pescadoras e extrativistas de todo o Brasil. sA marcha se repetiu em 2003, 2007, 2011 e 2015, quando se reuniram cerca de 100 mil participantes.

A Diretora do Sindicato, Dayse Dias Muniz, se pronunciou sobre a importância desta mobilização nacional e as atividades de Manhuaçu para reforçar a luta pelos direitos de quem trabalha no campo.

 

Por terra, água e agroecologia

Encontro Trabalhadoras Rurais Manhuaçu 2022

A palestra com o tema ‘Por terra, água e agroecologia’, foi ministrada por Teresinha de Souza Trindade, agricultora familiar, residente no Córrego Funil, em Simonésia, conhecida por sua atuação na Secretaria de Mulheres da CUT Minas e ex-presidente do SINTRAF Simonésia.

Após a palestra, os participantes dividiram-se em grupos de estudos, com eixos temáticos estabelecidos para elencar propostas para a próxima edição da Marcha das Margaridas. Os temas discutidos foram: Violência Doméstica, Feminismo x Sindicalismo, Agroecologia e Mineração.

A animação musical ficou por conta do cantor Gabriel, e, sorteios brindaram os participantes.

O Presidente Marco Antônio Domingos elogiou o comparecimento e agradeceu à equipe de colaboradores, juntamente com a Diretoria e Conselho, pelo empenho e dedicação com o evento. ‘Recentemente, a Diretora do Sindicato, Dayse Dias, atendeu ao convite da CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e participou de reunião preparatória para a Marcha das Margaridas 2023, em Brasília, e, em seguida, ela trouxe a ideia da realização deste encontro das trabalhadoras rurais que realizamos em Manhuaçu. O tema por terra, água e agroecologia é muito significativo e tem sido grande foco do movimento sindical em si, mas muito mais evidenciado pelas trabalhadoras rurais. O mérito é todo delas, que sempre se preocuparam com produção diversificada e sem uso de veneno. A mulher está um passo à frente dos homens, quando se trata da preocupação com a vida, em sua totalidade, preocupando-se com o planeta e a vida do ser humano’, pontuou.

(Thomaz Júnior)

Veja Também

1PM viatura policia

Furto de moto no Bairro Bela Vista

Militares registraram um furto de motocicleta no bairro Bela Vista, em Manhuaçu, nessa segunda-feira (18). ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *