Na noite desta sexta-feira, 13/05, foi realizada no pátio do 11° Batalhão de Polícia Militar, em Manhuaçu, a solenidade de formatura dos 190 alunos da Guarda Mirim do Instituto Caminhar.
O evento contou com a presença do Comandante do 11º Batalhão, Tenente-coronel Luciano Reis; Prefeitos de Manhuaçu, Maria Imaculada, e de Matipó, Fábio Gardingo; Juiz de Direito da Vara da Infância e Juventude da Comarca de Manhuaçu, Dr. Marco Antônio; Diretor Regional Interino do Departamento Penitenciário da 12ª Região Integrada de Segurança Pública, Leandro de Freitas da Silva; Diretora do Presídio de Abre Campo, Isabele Dutra de Paula, Vereador Administrador Rodrigo, entre outras autoridades e lideranças sociais, além de expressiva participação de pais e responsáveis dos adolescentes.
O curso de Guarda Mirim do Instituto Caminhar teve início em 16 de abril de 2021, sendo ministrado em três etapas: a primeira voltada para o sócio emocional; a segunda, para a coletividade e regras de convivência, e, a terceira, relativa ao ingresso no mercado de trabalho. Assim o objetivo de formar jovens com ideais voltados para o amor, a família e a dignidade humana foi cumprido, culminando com a formatura.
Durante o evento, que contou com a participação dos alunos do Colégio Tiradentes de Manhuaçu, que formaram a guarda-bandeira, foram prestadas homenagens ao Comandante do 11° BPM, Tenente-coronel Luciano Reis; aos paraninfos das turmas; aos Prefeitos de Manhuaçu e de Matipó, e ao Vereador Rodrigo pelo apoio incondicional ao projeto.
Os alunos que se destacaram durante o curso nas diversas avaliações, apresentação pessoal, comportamento, dentre outras atividades, também foram agraciados com certificados.
A frente do projeto social estão o Policial Penal Fabrício Vieira e a Cabo Cláudia, com apoio incondicional de Policiais Penais e da Sargento Mariana, do Sargento Wellington, entre outros.
Para encerrar o evento, os guarda-mirins fizeram o juramento, desfilaram em continência às autoridades, realizaram uma evolução formando as letras “I” e “C” iniciais do Instituto Caminhar, e, o Policial Penal Vieira comandou o tradicional fora de forma onde os formandos bradaram o grito de guerra que diz: “Força, garra e superação, este é o nosso lema, a nossa vibração, lutar sempre, desistir jamais, Família GM, vencer, vencer, vencer”.
(Fotos: Silvio Ferreira)