sábado , 23 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Conselho de Desenvolvimento Rural reivindica manutenção de estradas e outras melhorias em Manhuaçu

Conselho de Desenvolvimento Rural reivindica manutenção de estradas e outras melhorias em Manhuaçu

CMDRS MANHUAÇU

O CMDRS (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável de Manhuaçu) começou a semana com reunião ordinária, realizada na manhã desta segunda-feira, 02/05, no anfiteatro da Câmara Municipal. Em pauta, as demandas levantadas pelas Comissões do conselho quanto à necessidade de manutenção nas estradas rurais, em diversos pontos de Manhuaçu; o ajuste de horários e outras providências para atender as crianças com o transporte escolar nas comunidades rurais e distritos; a necessidade de médicos em postos de Saúde, entre outras reivindicações.

Presidida por Águeda Diniz, a reunião contou com a participação do Presidente do STTR Manhuaçu (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), Marco Antônio Domingos; Secretário M. de Agricultura e Meio Ambiente, Sandro Tavares, e Vereadora Eleonora do CEM, além de expressiva presença dos conselheiros.

O Projeto em tramitação na Câmara de Vereadores sobre o uso de escória industrial em estradas rurais do município foi uma das explanações feitas pelo Secretário Sandro Tavares. Após este período de análise, a partir de pedido de vistas dos Vereadores, o projeto será colocado para aprovação do plenário da Câmara. ‘Este projeto envolve parceria da Administração Municipal com a Usiminas, em Ipatinga, e um consórcio, e tem como objetivo a aplicação nas estradas rurais de Manhuaçu’, mencionou Sandro.

Sobre as estradas rurais, o plenário do CMDRS decidiu por agilizar a formalização dos pedidos, via ofício, para o devido encaminhamento aos setores competentes da Administração Municipal, visando reforçar a urgência e o trâmite para atendimento destes pedidos. Estradas bem conservadas permitem o acesso seguro da população rural aos hospitais, à cidade para os mais diversos serviços, escolas e o imprescindível escoamento da produção cafeeira e da pecuária.

Dayse Dias, Diretora do STTR Manhuaçu e membro do MAM (Movimento pela Soberania Popular na Mineração), mencionou a polêmica situação da liberação de mineração na Serra do Curral, em Belo Horizonte, alertando para a luta que ocorre no município para se evitar que situação semelhante ocorra na região.

Ainda na reunião, houve a apresentação do mais novo extensionista da EMATER, Gustavo Nogueira, que atenderá Manhuaçu, integrando o trabalho da equipe da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Outros assuntos foram debatidos pelos conselheiros, durante a reunião, relacionados à outras projetos desenvolvidos pelo CMDRS, e que deverão ser reiterados nos próximos encontros.

No encerramento da reunião, o Vice-presidente do CMDRS, Raimundo Roberto dos Santos, convidou aos presentes para participar do próximo Dia de Campo, que ocorrerá nesta sexta-feira, 06/05, na Comunidade Soledade, em São Sebastião do Sacramento.

(Thomaz Júnior)

CMDRS MANHUAÇU

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *