sábado , 23 novembro 2024
Home / agricultura familiar / Sindicatos, CONTAG e Federações se mobilizam por melhorias no atendimento do INSS à população

Sindicatos, CONTAG e Federações se mobilizam por melhorias no atendimento do INSS à população

Mobilizacao INSS STTRs

Dirigentes dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais que integram os Polos Leste do Rio Doce (Manhuaçu e região) e Rio Doce (Governador Valadares e região) ser reuniram na Gerência Regional do INSS em Governador Valadares, durante o Dia de D de Mobilização por melhorias no atendimento à população, por parte do Instituto Nacional de Seguro Social, nesta terça-feira, 05/04.

O ato integrou as mobilizações em âmbito nacional e nos estados, propostas pela CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e as Federações, no caso, a FETAEMG (Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais), para esta data.

Em Governador Valadares, os dois polos representaram a população, especialmente os moradores do campo, de cerca de noventa municípios do Leste Mineiro.

Mobilizacao INSS STTRs

No decorrer do ato, os dois polos da FETAEMG foram representados por: Paulo Natividade da Silva (Paulinho do Sindicato), Diretor do Polo Leste do Rio Doce, e Gabriel Soares de Almeida, Diretor do Polo Rio Doce, juntamente com os representantes dos sindicatos destas regiões, foram acolhidos pelo Gerente Executivo do INSS de Governador Valadares, Ricardo Orlandi Sales, e pelo Chefe do Serviço de Gerenciamento do Atendimento, Thales Caldoncelli Nogueira, no interior da agência.

Após os pronunciamentos dos representantes dos trabalhadores rurais e do dirigente do INSS, foi formalizada a entrega de documento contendo as reivindicações feitas ao órgão do Governo Federal.

Entre as principais reivindicações, estão: a solicitação de melhorias nas plataformas INSS Digital e Meu INSS, que vêm apresentando travamentos e inconsistências; realização de concurso público para contratação mais servidores e médicos peritos para agilizar atendimento à população e a revisão de processos da Previdência Social, beneficiando trabalhadores que tiveram o pedido de aposentadoria ou benefício negado, mas que verdadeiramente precisam deste recurso para a sobrevivência.

Entre as causas que levaram os sindicatos, CONTAG e Federações a se mobilizarem, estão a demora na análise dos pedidos de benefícios, fechamento de agências, falta de servidores, indeferimentos sem critérios, perícias médicas realizadas em longo prazo, inconsistências e precariedade no funcionamento dos sistemas digitais de atendimento, dentre outros. Este cenário têm gerado muita insatisfação e reclamações por parte dos segurados e seguradas rurais e urbanos.

Mobilizacao INSS STTRs

Entre os presentes, representando o STTR Manhuaçu, o Presidente Marco Antônio Domingos, e os Diretores Roberto Muniz e Victor Muniz, e Silvana Damasceno (Presidente do STTR Luisburgo), além dos demais Sindicatos que integram ambos os polos.

O Diretor do Polo Leste do Rio Doce, Paulo Natividade Silva (Presidente do STTR Pedra Bonita e Vice-prefeito), disse que na reunião que ‘somos parceiros do INSS há muito tempo, juntamente com FETAEMG e CONTAG, mas precisamos de nos mobilizar porque estão faltando pessoas no órgão para agilizar o atendimento aos trabalhadores’.

Gabriel Soares de Almeida, Diretor do Polo Rio Doce, reforçou que ‘estamos protocolando este ato, em defesa da restruturação do INSS, que é um órgão que é nosso, que é dos trabalhadores’. Na reunião, ele procedeu com a leitura integral do documento entregue ao órgão do Governo Federal.

Mobilizacao INSS STTRs

O Presidente do STTR de Manhuaçu, Marco Antônio Domingos, agradeceu a acolhida dos dirigentes do INSS, mas mencionou que é preocupante esta postura constante do Governo Federal em fechar agências, dificultando o atendimento à população urbana e rural. ‘Se não nos organizarmos, este governo fará com o INSS o que fez com a Receita Federal e está fazendo com os demais órgãos de Governo. Não há comprometimento com os trabalhadores, especialmente com os agricultores familiares. A política dele é simplesmente acabar, sucatear, com tudo aquilo que é nosso, e, dizer para nós que o Estado não consegue. Isso é má gestão e irresponsabilidade. Estamos aqui hoje também para defender aos servidores do INSS, porque sabemos que vocês também trabalham em condições desumanas, e, o Presidente não está nem aí. Nós enquanto, lideranças, estamos aqui para entregar este manifesto e se preciso, iremos para Brasília, lutar pelos direitos da população, pois, a Previdência Social é algo sagrado na vida do trabalhador’, reforçou.

O Gerente do INSS, Ricardo Orlandi Sales, disse que, a partir do recebimento deste manifesto formalizado, o documento será analisado para melhor compreensão das reivindicações e até mesmo encaminhado para outros setores, caso seja necessário, para posterior resposta às reivindicações.

 

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *