domingo , 24 novembro 2024
Home / agricultura familiar / 23º Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu continua nesta quinta

23º Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu continua nesta quinta

Começou na manhã desta quarta-feira, 06/04, o 23º Simpósio de Cafeicultura na região das Matas de Minas. Nestes dois dias de programação, a cidade recebe nomes da cafeicultura nacional que ministram palestras sobre temas que vão desde o plantio até à florada, colheita e comercialização.

O evento tem programação especial para mulheres cafeicultoras, além de exposição de 50 empresas que estão ofertando produtos a preços diferenciados.

A abertura do Simpósio de Cafeicultura deu o tom da retomada do encontro, após dois anos da pandemia do novo coronavírus.

Participaram o           Presidente da Aciam, Maurélio Carlos da Silva Júnior; Deputado Federal Mário Heringer; Presidente da Emater-MG Otávio Maia; Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada; Presidente da Câmara Municipal, Cleber da Penha Benfica; Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Abreu, além de lideranças de entidades e instituições ligadas ao agronegócio café na região.

Em sua fala, o Presidente Maurélio Carlos saudou a todos e comemorou a retomada do evento. “É com alegria enorme que começamos esse 23º Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu. Depois de dois anos de pandemia, reencontrar todos vocês num evento desse porte e de uma importância enorme para a nossa região. Como presidente da ACIAM tenho muito orgulho da trajetória do Simpósio, as dificuldades e as conquistas que nos trouxeram até aqui. Por tudo isso, quero agradecer primeiro a Deus, a minha família, aos amigos da diretoria e colaboradoras da ACIAM, a cada participante, a cada expositor, por acreditarem no nosso projeto. Reforço que a economia e o desenvolvimento da nossa região passam pela cafeicultura. Por isso, essa bandeira tem que ser de todos nós”.

Considerado o maior evento da cafeicultura da região das Matas de Minas e um dos principais do país, o Simpósio de Cafeicultura de Manhuaçu está completando seus 25 anos. A ACIAM entregou homenagens a pessoas e instituições que participaram da trajetória e consolidação do Simpósio desde a edição de 1997.

O 23º Simpósio de Cafeicultura é realizado com patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/ Governo Federal, ICL, Cooxupé, Codemge/ Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Manhuaçu, Coocafé, Prefeitura de Abre Campo, Cresol, Conect Internet e Sicoob Credileste.

 

PROGRAMAÇÃO

 

Nesta quinta-feira, o simpósio prossegue com a seguinte programação:

08h30: Encontro das Mulheres da Cafeicultura, palestra: Gestão e motivação com Tatiana Vasques (Neuropsicopedagoga/ Espaço Crescer);

Palestra: Políticas públicas para as mulheres na cafeicultura com Cíntia Matos, Gestora Clac/ Fairtrade Brasil/ Presidente da Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó (AMUC).

Painel Diversidades: Negra Jô (Cultura, racismo e preconceitos),

Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil

Ana Rosa Campos: Violência contra a mulher

Escrivã da Polícia Civil e Criadora do Chame a Frida

Jessica do Carmo: Mulheres – técnicas no campo

ATEG Café – FAEMG – Senar Minas

Mulheres em destaque – Homenagens

Painel: Mercado e custos de produção

14h: Palestra: Mercado e conjuntura atual, com Paulo de Souza Oliveira Júnior, ex-vice-presidente da BM&F BOVESPA, ex-vice-presidente do comitê de mercados da Associação Brasileira dos Bancos Internacionais (ABBI), mediador: Sebastião Brinate – FAEMG/Senar;

15h Palestra: Para onde vai o mercado de café em 2022: Tendência de preços e estratégias de comercialização, economista especializado em mercados Gil Barabach, mestre em Economia do Desenvolvimento e Analista da Safras & Mercado, mediador: Leo Gardingo (Gardingo Trade);

15h50: Apresentação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest);

Ações de prevenção contra acidentes de trabalho, uso de EPI, tratamento oportuno e adequado, assistência e recuperação das vítimas.

Diretor da SRS Manhuaçu – Juliano Estanislau

Equipe do Cerest Regional

16h Palestra: Impactos da dependência por importações de fertilizantes nos custos de produção do café, Maísa Romanello, engenheira Agrônoma pela ESALQ – USP com experiência em análise do mercado de insumos agrícolas e analista da Safras & Mercado, mediador: Fernando Cerqueira (Presidente da Coocafé).

No auditório, dois minicursos:

09h30: Manejo Integrado de Pragas do Cafeeiro, professor Flávio Neves Celestino (IF Sudeste MG/ Campus Manhuaçu);

10h30 Estratégias para nutrição e manejo da lavoura de café e a alta dos insumos com o eng. agrônomo Thiago Braga de Oliveira (Emater MG);

14h: Manejo de Doenças do Cafeeiro, uma abordagem prática, professora Tatiane Paulino da Cruz – IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu.

15h Certifica Minas Café e a Gestão da Propriedade Cafeeira, eng. agrônomo Ronald Baião de Oliveira (Emater MG);

As inscrições para os minicursos e atividades serão coordenadas pela Emater-MG e pelo Instituto Federal Sudeste MG.

 

Veja Também

mandioca

Preços da mandioca sobem pela 24ª semana consecutiva

Os preços da mandioca seguem em alta em todas as regiões acompanhadas pelo Cepea, subindo ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *