Começou na manhã desta quarta-feira, 06/04, o 23º Simpósio de Cafeicultura na região das Matas de Minas. Nestes dois dias de programação, a cidade recebe nomes da cafeicultura nacional que ministram palestras sobre temas que vão desde o plantio até à florada, colheita e comercialização.
O evento tem programação especial para mulheres cafeicultoras, além de exposição de 50 empresas que estão ofertando produtos a preços diferenciados.
A abertura do Simpósio de Cafeicultura deu o tom da retomada do encontro, após dois anos da pandemia do novo coronavírus.
Participaram o Presidente da Aciam, Maurélio Carlos da Silva Júnior; Deputado Federal Mário Heringer; Presidente da Emater-MG Otávio Maia; Prefeita de Manhuaçu, Maria Imaculada; Presidente da Câmara Municipal, Cleber da Penha Benfica; Diretor de Projetos de Desenvolvimento Local da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Abreu, além de lideranças de entidades e instituições ligadas ao agronegócio café na região.
Em sua fala, o Presidente Maurélio Carlos saudou a todos e comemorou a retomada do evento. “É com alegria enorme que começamos esse 23º Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu. Depois de dois anos de pandemia, reencontrar todos vocês num evento desse porte e de uma importância enorme para a nossa região. Como presidente da ACIAM tenho muito orgulho da trajetória do Simpósio, as dificuldades e as conquistas que nos trouxeram até aqui. Por tudo isso, quero agradecer primeiro a Deus, a minha família, aos amigos da diretoria e colaboradoras da ACIAM, a cada participante, a cada expositor, por acreditarem no nosso projeto. Reforço que a economia e o desenvolvimento da nossa região passam pela cafeicultura. Por isso, essa bandeira tem que ser de todos nós”.
Considerado o maior evento da cafeicultura da região das Matas de Minas e um dos principais do país, o Simpósio de Cafeicultura de Manhuaçu está completando seus 25 anos. A ACIAM entregou homenagens a pessoas e instituições que participaram da trajetória e consolidação do Simpósio desde a edição de 1997.
O 23º Simpósio de Cafeicultura é realizado com patrocínio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento/ Governo Federal, ICL, Cooxupé, Codemge/ Governo de Minas Gerais, Prefeitura de Manhuaçu, Coocafé, Prefeitura de Abre Campo, Cresol, Conect Internet e Sicoob Credileste.
PROGRAMAÇÃO
Nesta quinta-feira, o simpósio prossegue com a seguinte programação:
08h30: Encontro das Mulheres da Cafeicultura, palestra: Gestão e motivação com Tatiana Vasques (Neuropsicopedagoga/ Espaço Crescer);
Palestra: Políticas públicas para as mulheres na cafeicultura com Cíntia Matos, Gestora Clac/ Fairtrade Brasil/ Presidente da Associação de Mulheres do Café da Região das Matas de Minas e Caparaó (AMUC).
Painel Diversidades: Negra Jô (Cultura, racismo e preconceitos),
Comitê Igualdade Racial do Grupo Mulheres do Brasil
Ana Rosa Campos: Violência contra a mulher
Escrivã da Polícia Civil e Criadora do Chame a Frida
Jessica do Carmo: Mulheres – técnicas no campo
ATEG Café – FAEMG – Senar Minas
Mulheres em destaque – Homenagens
Painel: Mercado e custos de produção
14h: Palestra: Mercado e conjuntura atual, com Paulo de Souza Oliveira Júnior, ex-vice-presidente da BM&F BOVESPA, ex-vice-presidente do comitê de mercados da Associação Brasileira dos Bancos Internacionais (ABBI), mediador: Sebastião Brinate – FAEMG/Senar;
15h Palestra: Para onde vai o mercado de café em 2022: Tendência de preços e estratégias de comercialização, economista especializado em mercados Gil Barabach, mestre em Economia do Desenvolvimento e Analista da Safras & Mercado, mediador: Leo Gardingo (Gardingo Trade);
15h50: Apresentação do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest);
Ações de prevenção contra acidentes de trabalho, uso de EPI, tratamento oportuno e adequado, assistência e recuperação das vítimas.
Diretor da SRS Manhuaçu – Juliano Estanislau
Equipe do Cerest Regional
16h Palestra: Impactos da dependência por importações de fertilizantes nos custos de produção do café, Maísa Romanello, engenheira Agrônoma pela ESALQ – USP com experiência em análise do mercado de insumos agrícolas e analista da Safras & Mercado, mediador: Fernando Cerqueira (Presidente da Coocafé).
No auditório, dois minicursos:
09h30: Manejo Integrado de Pragas do Cafeeiro, professor Flávio Neves Celestino (IF Sudeste MG/ Campus Manhuaçu);
10h30 Estratégias para nutrição e manejo da lavoura de café e a alta dos insumos com o eng. agrônomo Thiago Braga de Oliveira (Emater MG);
14h: Manejo de Doenças do Cafeeiro, uma abordagem prática, professora Tatiane Paulino da Cruz – IF Sudeste MG – Campus Manhuaçu.
15h Certifica Minas Café e a Gestão da Propriedade Cafeeira, eng. agrônomo Ronald Baião de Oliveira (Emater MG);
As inscrições para os minicursos e atividades serão coordenadas pela Emater-MG e pelo Instituto Federal Sudeste MG.