Uma das maiores empresas do Brasil, a Fertilizantes Heringer, companhia que era, até então, controlada pela família Heringer, e que tem longo histórico de investimentos e participações no setor agrícola brasileiro, anunciou a sua venda para uma das maiores produtoras de fertilizantes do mundo, a EuroChem.
Em comunicado, a EuroChem informou sobre a consolidação desta compra:
A EuroChem Group AG, um dos principais produtores globais de fertilizantes, anuncia que concluiu a compra do controle acionário da distribuidora brasileira Fertilizantes Heringer SA, com 51,48% das ações, fortalecendo ainda mais sua capacidade de produção e distribuição em um dos mercados de nutrientes agrícolas mais importantes do mundo, o Brasil.
Foi em 1968, que se deu a constituição da Fertilizantes Heringer pelo engenheiro agrônomo Dalton Dias Heringer, como uma empresa individual em Manhuaçu (MG), fornecendo fertilizantes aos produtores de café.
A empresa cresceu e se tornou uma das maiores do setor agrícola no país.
A produção de fertilizantes na Rússia possui empresas entre as maiores produtoras de fertilizantes mundiais, como a PhosAgro, Uralkali, Acron e a EuroChem (apesar de ter sua base na Suíça, possui um número expressivo de minas e indústrias na Rússia).
Nesta segunda (28), a Heringer publicou fato relevante informando a conclusão da venda da empresa para a suíça EuroChem.
A Heringer comercializa e distribui aos seus clientes fertilizantes básicos, fórmulas NPK e fertilizantes especiais, todos devidamente registrados no MAPA, conforme exigido pela regulamentação vigente.
Após venda da Heringer deve reabrir uma das três unidades hibernadas A Heringer informou ainda a analistas de mercado que a companhia, após o encerramento da Recuperação Judicial (RJ) concedida pela Justiça no último dia 22, deve retomar as atividades neste primeiro semestre da unidade do Rio Grande (RS).
Atualmente, a Heringer tem 11 unidades em atividade.
Em 22/03, a 2ª Vara Cível da Comarca de Paulínia concedeu o pedido de encerramento da Recuperação Judicial requerido pela companhia em 16/02/2022.
Outras aquisições no Brasil pela EuroChem
O Grupo EuroChem (doravante ‘EuroChem’, ou ‘o Grupo’), líder global na produção de fertilizantes, informa que concluiu a aquisição do projeto de fosfato Serra do Salitre, em Minas Gerais, no sudeste do Brasil. A EuroChem assumiu, a partir de 22 de fevereiro, a mina e a planta, em estágio avançado, sendo a primeira unidade de mineração do Grupo fora da Europa.
O complexo é composto por uma mina de fosfato a céu aberto com mais de 350 milhões de toneladas métricas (MMT) de reservas e uma planta com capacidade de produção de 1 MMT de fertilizantes por ano. O valor do negócio foi de US$ 452 milhões e a EuroChem investirá um valor semelhante para implementar integralmente o projeto.
A produção de fertilizantes deve ser iniciada em 2024 e atingir a capacidade total em 2025. Destaca-se que a mina e a planta de processamento estão atualmente em operação e produzem cerca de 500 KMT de rocha fosfática.
Sobre a EuroChem
Estabelecer uma pA EuroChem é uma das líderes globais em produção de fertilizantes e uma das três empresas do mundo com capacidade de fabricação dos três grupos de nutrientes primários: nitrogênio, fosfatos e potássio. Verticalmente integrada, a EuroChem está expandindo sua capacidade de produção e distribuição nas principais regiões do mundo.
O crescimento da empresa é impulsionado principalmente pelo ramp-up de dois projetos de potássio em grande escala e pelas novas instalações de amônia e ureia de última geração, e sustentado pela eficiência operacional em toda sua cadeia de valor.
O Grupo possui importantes unidades de produção na Rússia, Bélgica, Cazaquistão e Lituânia, empregando mais de 27.000 pessoas em 40 países e com a comercialização de seus produtos em mais de 100 países. Na América do Sul, a EuroChem está presente no Brasil e na Argentina. No último ano, a empresa entregou cerca de 6 milhões de toneladas de fertilizantes ao mercado brasileiro.