Pré-conferências realizadas durante as reuniões dos COUS (Conselhos de Unidades de Saúde), em bairros e distritos, preparam o município para a 2ª Conferência de Saúde Mental de Manhuaçu, programada para ocorrer no próximo dia 09 de abril.
Esta iniciativa que visa elencar demandas e sugestões de melhorias para o atendimento no setor integra etapa importante para a 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental, que este ano tem como tema: ‘A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.
A partir da atuação da Secretaria M. de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, as pré-conferências ocorrem nas Unidades de Saúde, envolvendo usuários, trabalhadores e gestão do setor. Como base das discussões é evidenciado o eixo condutor da 5ª Conferencia Nacional: ‘Fortalecer e garantir políticas públicas: O SUS, o cuidado de saúde mental em liberdade e o respeito aos direitos humanos’.
Pré-conferências para os demais trabalhadores de saúde e para as outras representações do governo também ocorrerão no Conselho M. de Saúde. Nestes encontros serão eleitos delegados para a participação na 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental.
A partir da sensibilização para o cuidado em liberdade, que desautoriza cuidados em instituições asilares, dentro de uma rede de atenção psicossocial onde todos, dentro e fora da Saúde estão relacionados ao adoecimento psíquico e fundamentados nos princípios do SUS, propostas que norteiam a política de saúde mental municipal estão surgindo nestas reuniões e serão votadas na conferência.
A amplitude e complexidade das questões de saúde mental exigem o comprometimento de todos. Neste contexto é conclamada a participação de toda a sociedade.
(Com informações da Comissão Organizadora da 2ª Conferência Municipal de Saúde Mental de Manhuaçu)